26 Junho, 2020 Sapien Livre 2Comment

O ano tem quatro estações, a água possui diferentes estados físicos, o nosso coração oscila em diferentes batimentos durante um único dia, nossa respiração também pode ser de ofegante a quase imperceptível. Todos esses exemplos de volatilidade são saudáveis e necessários para o bom funcionamento dos seres e das coisas.

Com a economia e investimentos temos a falsa percepção de que volatilidade é risco, de que as oscilações tanto do mercado como da economia real é ruim. No entanto ela é puro reflexo das oscilações dos seus atores, totalmente saudável para seu desenvolvimento e crescimento.

Aqueles que buscam a calmaria, a frequência cardíaca constante, estão muito próximos da morte pois a qualquer influência de um agente estressor não irão suportar. Assim como um músculo precisa ser exercitado para se fortalecer, a estabilidade é morte.

Precisamos ter opções, precisamos nos preparar para as oscilações e não resistir à elas. Precisamos buscar nos fortalecer com essas possibilidades que de vez em quando, inevitavelmente, acontecem. Falando de Brasil e bolsa de valores, esses eventos são frequentes, desta forma, saber lidar com volatilidade como oportunidade é essencial para sobreviver como investidor de longo prazo.

Esse é um conceito de antifragilidade fortemente difundido por Nassin Taleb. Temos que ter a inteligência de poder mudar nossos planos, mesmo porque plano que não se pode mudar não presta. Precisamos enxergar oportunidade onde as pessoas só veem risco.

Se você, quando todos estavam apavorados, teve a ousadia de comprar ações na bolsa, parabéns! Está sendo premiado agora pela sua coragem e racionalidade. Afinal de contas, volatilidade não é risco.

Leia também: Estratégia Barbel

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por MichaelGaida  – Pixabay


2 thoughts on “Volatilidade não é risco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *