17 Janeiro, 2019 Sapien Livre 2Comment

Principalmente quando alguém perde o emprego ou acontece uma redução significativa de renda precisa de imediato rever algumas despesas que precisam ser cortadas.

Existem alguns momentos inesperados em nossas vidas em que precisamos apertar o cinto e passar um pouco de vontade para não se perder em dívidas.

O mais comum que observo são casais, onde um dos membros perde o emprego e não conseguem ou demoram bastante para se readequarem a nova realidade.

Neste sentido, vou abordar alguns gastos que devem ser cortados de imediato, até que se tenha real noção de como será o orçamento familiar com a nova realidade.

6 GASTOS QUE DEVEM SER CORTADOS IMEDIATAMENTE QUANDO SE PERDE O EMPREGO

1 – ASSINATURAS DE STREAMING – NETFLIX, SPOTIFY ENTRE OUTROS

As primeiras despesas que devemos procurar cortar são os serviços não essenciais e recorrentes. Pequenas somas de serviços de Streaming tomam, sem que agente perceba bom percentual do orçamento.  

2 – PEDIR COMIDA OU SAIR PARA COMER FORA

Isso não te pertence mais… ou então no mínimo, a frequência deve ser reduzida para que a renda seja concentrada em coisas realmente essenciais. 

Happy Hour de sexta com os amigos do trabalho e aquela resenha depois do futebol não poderão fazer mais parte da sua realizada até que consiga um novo emprego ou outra fonte de renda.  

3  – SERVIÇOS QUE VOCÊ PODE REALIZAR

Pode esquecer a estória de mandar o seu PET para tomar banho em Petshop, lavanderia, levar o carro para o lava-jato. Pequenos reparos na casa como arrumar o chuveiro e trocar torneiras… terá de se virar por conta papai. 

Estes são alguns serviços que nos períodos de vagas gordas terceirizamos, mas com a necessidade de cortar despesas é proibitivo ter esse tipo de despesa.

4 – TV A CABO  E ASSINATURAS DE SITES, REVISTAS… ETC

Funciona da mesma forma que os serviços de streaming. Essas assinaturas de serviços que muitas vezes nem utilizamos precisam ser repensadas.

Será que devemos manter assinatura de 300 canais e quase não ver TV? Telefone fixo, alguém ainda ussa isso? Internet com fibra ótica só para ver rede social?  

5 – ACADEMIA

Muitas vezes pagamos academia e nem sequer utilizamos. É possível se exercitar por conta própria, ao ar livre ou em casa, com a ajuda de aplicativos gratuitos e videos do Youtube.

Pode-se facilmente substituir a academia por atividades gratuitas que não precisam de academia como a corrida, por exemplo.

6 – PEQUENOS MIMOS E VÍCIOS

As compras de supermercados precisam ser mais racionais, muitas vezes limitadas ao essencial. Aqueles mimos como queijos finos, capsulas de café gourmet, chocolates entre outras coisas devem ser evitados. 

Nem se fala de vícios cada vez mais caros como cigarros e bebidas alcoólicas, que além de tomarem boa parte do orçamento, ainda prejudicam a saúde que por sua vez levam a mais despesas com remédios.

Leia também:

O GUIA DEFINITIVO PARA SALVAR SEU BOLSO

Imagens por Free-photos em Pixabay

Posts Relacionados

2 thoughts on “VENDER O ALMOÇO PARA PAGAR O JANTAR

  1. fez pensando em mim.ne?kk Cortei isto..ate a faxineira( minha principal perda..kkk
    quer dizer..as pizzas de fds ainda nao consegui…nao pela pizza em si..mas fazer comida 7 vezes por semana..ninguem merece!

    1. Olá Barbara, esse artigo é a realidade de muita gente.
      Pensando que trata-se algo transitório algum esforço acima do habitual precisa ser feito. Obvio que pequenos prazeres como pedir comida fora ou até mesmo ir a um restaurante não é proibido. Desde que não te coloque no vermelho no final do mês.
      O importante é fazer escolhas inteligentes.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *