17 Janeiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

Neste artigo vou expor algumas vantagens que fazem do aluguel uma das melhores formas aumentar a sua chance de enriquecer.

Muita gente acha isso um absurdo. Minha mãe é uma das pessoas que não aceitam esse meu conceito. Crescemos ouvindo as seguintes frases:

Alugar é jogar dinheiro fora;

Casa é o melhor investimento, não tem como perder;

Quem não tem uma casa não tem nada na vida;

Viver de aluguel é dever para sempre;

Estas são só algumas frases que escutamos de quase todas as pessoas que conhecemos. E no nosso consciente e inconsciente vem a ideia de que ter uma casa é a melhor coisa do mundo. Só que não.

ALUGAR NOS AJUDA A TER UMA CARREIRA MELHOR

Quando se compra uma casa, você está condenado a permanecer no mesmo local por 5 a 20 anos, ou até mais. O que acontece se te aparece uma oportunidade de transferência para outro local?

Simplesmente não vai, não pode. Afinal acabou de comprar um imóvel e além de todos os anos de financiamento que irá enfrentar existe os custos de acabamento, decoração, seguro, condomínio, entre outros. Essas oportunidades ficam para aqueles que tem a liberdade de simplesmente partir.

Em um momento de crise, muitas vezes é possível mudar para alguma outra região do país em que as condições estão mais favoráveis, mas se possui um financiamento não pode. Não é permissível correr riscos em coisas que não são certas e seguras e por isso perde a possibilidade de alavancar sua carreira assumindo projetos mais arrojados.

Se não está em um emprego que não gosta e não aguenta mais, chato, sem a menor motivação e que não lhe entrega nada além do dinheiro. O dono de um financiamento não muda por medo de perder sua renda, pelo medo de ter que devolver a casa para o banco.

É claro que as pessoas que optaram por viver de aluguel também tem suas obrigações, mas estas são mais leves que as parcelas a perder de vista de um imóvel.

FLEXIBILIDADE FINANCEIRA

Viajar, realizar alguns sonhos como rodar o mundo, surfar, ver neve pela primeira vez , sair para jantar e se divertir com amigos e a família.

Não estou dizendo que isso não seja possível para quem recorre a comprar uma casa. Mas com todos os custos, de juros, impostos, seguro, taxas, manutenção, decoração, condomínio, fica pouco dinheiro para usar com experiências extravagantes como essas.

E se você tiver a infelicidade de trocar de emprego e precisar de um carro para ir ao trabalho. Terá custos adicionais para manter um veículo, o que sobrecarregará ainda mais sua conta bancária.

O aluguel tem preço fixo, geralmente ajustado uma vez ao ano, isso cria a possibilidade de quem aluga ter maior previsibilidade de gastos do que o dono, que podem ter despesa surpresa como um telhado ou um portão para consertar, por exemplo. Escrevi, modéstia parte, um ótimo post falando detalhadamente dos custos de ser dono.

Alugar

DIVERSIFICAR OS INVESTIMENTOS

Dez em cada dez consultores financeiros recomendam diversificar seus investimentos.

Se eu disser para usar todas as suas economias, de uma vida inteira na compra de ações no mercado financeiro, com certeza irá me chamar de louco. Mas por que então faz isso para comprar uma casa?

Claro, vai dizer que você irá morar na casa, mas veja bem. Quando opta por alugar e investir o valor correspondente a compra do imóvel, o investimento irá gerar dividendos que por sua vez poderá custear seu aluguel. É como morar de graça e ainda manter o capital.

Repetindo, é como morar de graça. Para quê pagar o que pode ter de graça? Compreende que se investir o valor de um imóvel poderá ter em rendimentos, valor superior ao do aluguel?

Morar de aluguel te permite correr mais riscos, viver com mais flexibilidade, ter maior capacidade de poupança e diversificar seus investimentos. Isso sem perder tempo com manutenção de janelas, esgoto ou qualquer outro tipo de despesa que só pertence aos donos.

Pare de acreditar cegamente que possuir um imóvel é o melhor dos mundos.

Além dos aspectos apresentados neste artigo, a realidade de nossa sociedade hoje em dia é outra, os recursos naturais do planeta são limitados. Usar sem possuir é a melhor escolha a ser feita, pois além de ajudar a preservar a natureza, reduzimos os efeitos nocivos do consumo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *