2 Março, 2019 Sapien Livre 0Comment

Seguindo a série de panejamento financeiro, chegou momento de definir o seus objetivos de forma clara e bem estruturada.

Leia os artigos anteriores:

Começando Pelo Começo – Planejamento financeiro – Parte 1

Como construir um orçamento matador em 9 etapas

Quanto devo Poupar por mês? – Planejamento Financeiro –  Parte 3

Defina seus objetivos – Planejamento financeiro – Parte 4

O erro mais comum que vejo em quem já começou a fazer alguma poupança é não ter bem definido o que deseja fazer com o dinheiro. Sem ter uma meta bem definida na cabeça ficará muito difícil escolher o melhor tipo de investimento, como também, se permanecer firme nos objetivos de longo prazo.

Como já sabem, o SapienLivre.com tem por objetivo ajudar as pessoas a alcançarem a independência financeira. Desta forma vamos trabalhar com a ideia que seu objetivo é viver de renda passiva.

Os educadores financeiros tradicionais costumam chamar esse objetivo de Planejamento de Aposentadoria ou Planejamento Previdenciário. Este é nosso objetivo FIRE.

Descubra qual é o seu número

Você precisa definir qual a renda que gostaria ter no futuro quando chegar a sua independência financeira. Entenda melhor esse conceito no artigo A regra dos 4%. Neste post expliquei, de forma detalhada, como chegar ao seu número da liberdade financeira.

Não se preocupe com a matemática, pode acreditar que é muito mais simples do que imagina.

Planejamento Financeiro

Não de Resto para seu sonho

Sabendo claramente qual é o seu objetivo financeiro, precisa passar essas informações para o papel ou para a planilha. Na verdade, o importante é que tenha essas informações bem estruturadas.

É ai que entra o título deste arquivo. O que mais escuto são pessoas dizerem… – Sobrou um dinheirinho e gostaria de investir, ou… – o que sobrar vou fazer investimentos.

A grande verdade é que enquanto estiver com a mentalidade de dar resto, sobra para seu sonho, entenda, NUNCA irá chegar em seu objetivo.

Não de resto, não use o que sobrar para realizar seus sonhos de vida. Na verdade, ele deveria ser sua prioridade.

É por isso que ao cumprir as etapas anteriores desta série de planejamento financeiro, estará deixando essa mentalidade perdedora de lado para se tornar um FIRE de verdade.

Imagem de capa por Free-photos \ Image do corpo do texto por Kaboompics -Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *