4 Outubro, 2019 Sapien Livre 0Comment

Se a forma como está lidando com o dinheiro está matando sua qualidade de vida é melhor começar a rever alguns pontos e fazer mudanças.

Suas finanças estão matando sua qualidade de vida?

Sente que precisa sempre de mais dinheiro para dar conta das necessidades do mês?

Vê alguns amigos viajando e postando fotos em restaurantes e não sabe como conseguem pagar?

Claro, muitas vezes as pessoas vivem acima de suas possibilidades mas se você acha que não é uma pessoa consumista e mesmo assim não consegue ver a cor do seu dinheiro, saiba que precisa mudar para colocar suas finanças em ordem.

Alguns problemas são comuns e recorrentes, vejamos qual é o seu caso:

Você ganha muito pouco

A verdade é que quase todo mundo acha que ganha muito pouco, até mesmo as pessoas com alta renda acreditam que não ganham o suficiente. A maior parte dos problemas financeiros das pessoas acontecem por falta de habilidade ou conhecimento em lidar com dinheiro.

No entanto, o brasileiro de um modo geral ganha pouco e isso acaba criando não só dificuldades em investir como também em pagar as contas básicas. Se este é seu caso, deve procurar ganhar mais. Para isso, investir em você precisa ser prioridade, seja com cursos ou pesquisa de possibilidades para aumentar a renda com atividades extras.

Você está vivendo acima de suas possibilidades?

Se você acha que as suas finanças estão matando sua qualidade de vida é bem possível que está querendo muito com o dinheiro que não é suficiente.

Isso acontece porque você não fixou um orçamento, um valor limite para suas despesas do mês. Quando não existe um orçamento as pessoas tentam esticar o dinheiro para caber tudo que gostariam no mês. É preciso dar limite para o seu gastos pois não dá para fazer  tudo.

Com um orçamento, dará limite para os gastos essenciais e os não essenciais, assim como também criar metas de poupança, seja para viajar, comprar um novo telefone ou investir. Além disso consegue fazer projeções para conquistar seus sonhos.

Saiba mais sobre orçamento neste post.

Mais por menos

Nem sempre mais dinheiro vai melhorar sua qualidade de vida. O que a maioria das pessoas não percebem é que qualidade de vida não tem nada a ver com padrão de vida. Ter qualidade não necessariamente precisa ser caro, basta observar filosofias como o minimalismo.

Aproveitar oportunidades de momento, viajar em baixa temporada, comprar roupas fora da estação podem fazer uma diferença de até 50% no valor final.

Manter as despesas fixas baixas dão flexibilidade no orçamento para realizar pequenos mimos sem a necessidade de se endividar e ainda fazer investimentos para a independência financeira.

Imagem por Pen_ash  – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *