19 Abril, 2018 Sapien Livre 0Comment

Chega o início do mês e Maria está fazendo mais uma transferência de seu dinheiro para a Caderneta de Poupança. Ela ficou de abrir conta em uma corretora o mês passado e no mês retrasado também.

Na verdade ela está desde o começo do ano para fazer isso mas nunca dá, sempre está ocupada, muita coisa para se resolver, mesmo com um amigo se oferecendo para ajudar e tirar dúvidas ela exita e não faz nada.

João já está há 4 anos pagando anuidade do cartão de créditos,  um ano querendo trocar o plano de telefonia. Todo mês se irrita com os valores que sempre lhe faz lembrar do que deixou de fazer… mas prometeu que esse mês será diferente, na próxima segunda vai cancelar o cartão e trocar o plano de telefonia. Será mesmo?

O MOTIVO PARA NÃO FAZER NADA

Estes dois casos descritos acima são muito comuns, possivelmente tenha se identificado com uma destas histórias. Mas o que explica estes atos de inação?

Status QUO vem do Latim, significa “estado atual ou estado das coisas” é o conceito de manter as coisas da mesma forma. A ideia de não mudança ou de manutenção do estado atual. 

Aceitar o status QUO… a inercia, é um comportamento muito comum que não só atrapalha os investimentos, como também, a vida em geral.

É a dieta que sempre irá começar na segunda, a academia que vai esperar o fim do inverno, o curso que vai esperar o próximo semestre e o investimento que não tem tempo para estudar.

É o medo de fazer diferente e arriscar. Ao romper com o conformismo estará dando um passo a frente da grande maioria das pessoas.

Veja o que o um dos maiores desafiadores do status QUO que esse planeta já conheceu fala sobre o assunto:

Link original video (https://www.youtube.com/watch?v=lHcVNj05tzI)

O escritor T. Harv Eker, no livro  “Os segredos da mente milionária” afirma em um trecho do livro – …enquanto a mentalidade pobre estuda, tenta aprender tudo. A mente milionária entra na posição, ganha dinheiro e sai. A mentalidade pobre ainda está se preparando, assim vai poder usar a desculpa de que estava estudando e por isso , não pôde fazer nada.

MUDANÇA

O maior motivo de manutenção do status QUO é o medo de mudança. A insegurança e desconforto causados pelo desconhecido faz com que deixemos tudo do jeito que está.

Este é o maior erro de todo investidor, afinal de contas, sempre haverá uma desculpa aceitável para não fazer nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *