31 Outubro, 2019 Sapien Livre 2Comment

Uma questão muito abordada pelas pessoas é se o dinheiro traz felicidade. É clichê falarmos não traz felicidade apesar de sabermos que o dinheiro pode trazer felicidade até um certo limite, assim como um copo que ao chegar em seu limite transborda e para de acumular líquido.

Já abordei com mais profundidade esse tema no post Curva da Felicidade.

Agora uma outra questão é: Dinheiro compra felicidade? A pergunta parece até a mesma, mas existe uma pequena diferença entre trazer e comprar felicidade. Saindo um pouco da polêmica sobre o que é felicidade, posso afirmar que é sim possível comprar felicidade, com um pequeno detalhe, desde que seja para os outros.

Uma pesquisa divulgada a algum tempo pela revista Forbes, consistia em dar uma certa quantia de dinheiro para pessoas aleatórias para que gastassem com elas mesmas. Em uma segunda rodada eles deram dinheiro para essas mesmas pessoas, porém desta vez, teriam que gastar o dinheiro com outras pessoas.

Chegaram a conclusão que quando fizeram doações ou dão presentes, se sentiram muito mais felizes e sociáveis. Os níveis de felicidade ao doar foi imensamente superior quando doaram comparado à comprar para si mesmo.

Não se fixe em perdas e ganhos, viva pelos seus princípios. E não se esqueça: a capacidade de doar traz a verdadeira abundância. – Jean Rosana

Por que será que doar, seja dinheiro, tempo ou qualquer coisa para outras pessoas nós dá tanta satisfação? Talvez porque é uma relação de ganha ganha, pois dois sorrisos cria um ambiente contagiante para ainda mais pessoas. Eu realmente não sei, mas este também é um preceito bíblico.

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber “. – Atos dos Apóstolos 20:35-38

Sem entrar no mérito de religião, apenas para demonstrar como os antigos povos já sabiam o que a ciência vem comprovando através de pesquisas modernas.

Concluindo, o dinheiro compra felicidade, principalmente se for gasto para ajudar ou presentear outras pessoas. Neste sentido se quisermos aumentar nosso nível de bem-estar, fica a dica!

E você, têm feito algo para outras pessoas que lhe traz felicidade?

 

Imagem por Pexels  – Pixabay

 

2 thoughts on “Seria possível comprar felicidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *