10 Março, 2020 Sapien Livre 2Comment

Ontem, 09 de março de 2020, tivemos um dos piores dias do mercado financeiro depois de três anos da bolsa subindo sem parar. Logo agora que tivemos um crescimento de quase um milhão de novos investidores na renda variável. Todas essas pessoas estão vivenciando a primeiras experiência de ver seu rico dinheirinho ficar cada dia menor na conta da corretora.

Um monte de gente que estava acostumada com os monótonos rendimentos da renda fixa, agora não sabem o que fazer, aquele guru Youtuber não vai responder a quem tomou decisões de investimentos influenciado pela exposição de suas carteiras.

Como eu já escrevi neste post, todo investidor é um solitário, no final, não importa quem você acredite que tem culpa, se é o governo, o vírus, a Rússia com os Emirados Árabes. Se seu amigo que falou que estava ganhando dinheiro na bolsa e você não queria ficar de fora, no final, vai ser você sozinho e mais ninguém.

Por isso, não é tarde de frisar alguns pontos:

Você não é trader –  Quem fica operando no mercado com o homebroker aberto o dia inteiro é trader, um profissional que estudou e vive apenas disso. Não seja tonto?

Foco no longo prazo – Renda variável é para quem deseja focar no longo prazo, isso significa dez anos para mais. O camarada compra uma ação hoje e no outro dia já quer ver se deu resultado. Se você faz isso… Para e volta para a renda fixa.

Se não sabe explicar o que está fazendo, não deveria fazer! É impressionante como tem gente que faz as coisas sem ao menos saber o que está fazendo. E isso vale até para investimentos mais simples como renda fixa. Se você não sabe o que é juros, inflação, taxa DI, indexadores, IPCA, CDB, etc… Antes de fazer investimentos, procure entender o que significa cada um destes itens. Tudo vai ficar mais fácil.

Se não sabe jogar não desce para o Play –  Renda variável varia, fato! Parece redundância mas muita gente não aceita isso e as consequências podem ser desastrosas. Não tem estomago para ver seu dinheiro diminuir por algum período? Bolsa não é para você!

Proteja-se de você mesmo – Costumamos achar que somos mais inteligente do que realmente somos. Vai uma dica aqui… Você não é o escolhido!! É só mais um, limite sua energia a trabalhar e investir, aos poucos as coisas vão acontecendo.

Poderia enumerar muitas outras coisas aqui, mas se já se identificou com o artigo, tenha consciência de que bolsa não é cassino nem lugar para aventureiros. Se sua mentalidade for de investidor de longo prazo, essas quedas sempre serão sinal de oportunidade. Óbvio, você vai errar, vai ter insegurança em meio a pessoas desesperadas, mas isso será apenas parte do processo de se tornar um investidor de sucesso.

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por Creozavr – Pixabay

2 thoughts on “Se não sabe jogar não desce para o Play

  1. “Ontem, 09 de março de 2020, tivemos um dos piores dias do mercado financeiro”
    Essa semana pra mim foi uma das melhores semanas da bolsa desde o impeachment. Pessoas que investem a longo prazo deveriam amar momentos como os atuais.
    Comprei essa semana ações que a 2 meses custavam o dobro ou triplo.
    Espero que essa promoção continue.

    1. Olá Dedé,
      Investidores de LP e com caixa, realmente podem se aproveitar da queda da bolsa para comprar ações de boas empresas.
      Infelizmente são poucas as pessoas que investem com foco em longo prazo, além daquelas que mal entraram no mercado e já estão vivendo esse momento de caus. Muitos irão realizar no prejuízo e sair do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *