11 Setembro, 2018 Sapien Livre 0Comment

Eu particularmente não defendo investimentos em renda fixa, porém sei que o mercado de ações ou a renda variável em si, não é para qualquer pessoa. Quando falamos em independência financeira precisamos gerar fluxo de caixa constante e seguro.

Desta forma é necessário criar estratégias seguras, que além de permitir retiradas esporádicas, permita boa rentabilidade ao longo do tempo.

RENDA FIXA ESCALONADA

Uma estratégia ainda pouco conhecida aqui no Brasil é o esquema de renda fixa escalonada. Basicamente compra-se títulos de renda fixa com diferentes vencimentos, começando com os de curto prazo, depois 2 anos, 3 anos, sucessivamente até o título de maior vencimento possível.

Quando o primeiro título de um ano vencer, deve comprar o de maior vencimento possível:

Renda Fixa EscalonadaO bom desta estratégia é que, além de permitir liquides e proteção contra a inflação, se aproveita o melhor dos juros compostos, já que os títulos de maior prazo sempre pagam as melhores taxas e a menor faixa de imposto de renda.

Observe que é possível combinar diferentes titulos como CDBs, LCI, LCA e Tesouro. Pode-se criar estratégias com vencimentos a cada 6 meses de forma que não é necessário fazer uma grande provisão de recursos e sempre possuir títulos próximos de vencimento.

CDB ESCALONADO CONVENCIONAL

Alguns bancos oferecem CDBs escalonados de forma automática, de forma que quando o titular opta por não resgatar o investimento ele vai recebendo remuneração maior.

Esta modalidade não é adequada à quem precisa viver com a renda do investimento pois precisaremos fazer retiradas esporádicas para fazer frente a nossas despesas quando pararmos de trabalhar. Isso acaba eliminando a vantagem do título.

A estratégia de renda fixa escalonada vem como uma forma conservadora, rentável e extremamente fácil de se aplicar. Lembre de não deixar mais que 250 mil em uma unica instituição para não perder as garantias do FGC.

Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *