28 Dezembro, 2017 Sapien Livre 0Comment

Quando se fala em investimentos, umas das coisas que mais amedronta as pessoas é o fato de não saber muito de números ou por ter dificuldade com matemática. A regra dos 72 é uma forma de simplificar uma parte deste processo.

Ela serve para calcular em quanto tempo o dinheiro que você tem hoje irá dobrar de valor.

Imagine que você tem 50 anos de idade e até agora conseguiu acumular em toda sua vida $250 mil. Considerando que precisa de bem mais do que isso para se aposentar está desmotivado, acha que nunca vai conseguir o número mágico de 1 milhão, porém usando a regra dos 72 pode ser que ganhe um novo animo.

VAMOS VER COMO FUNCIONA

A regra dos 72 diz que é só dividir o valor 72 pela taxa de retorno anual de seu investimento. Então fazendo uso do exemplo de uma pessoa com 50 anos e 250 mil em investimentos com rendimento anual de 10% temos:

Primeiro dividimos 72 por 10 ( taxa de retorno) = 7,2 anos  – Esta é a quantidade de anos que precisa para duplicar seu capital mantendo a mesma taxa de retorno.

50 anos – 250 mil

57 anos – 500 mil

64 anos  – 1 milhão

Nada mal se aposentar com 1 milhão de reais na conta, não é mesmo?

Claro que este valor não está considerando a inflação do período, porém também não considera nenhum aporte ao montante inicial. Desta forma se a pessoa continuar aportando dinheiro ao montante, terá muito mais dinheiro ao final do período.

REGRA DOS 72

É claro que uma calculadora HP é muito mais precisa no calculo. A regra dos 72 é só uma forma de simplificar o processo e ajudar quem acha que não está no caminho certo, entender o poder dos juros compostos.

A simplicidade da regra dos 72 aproxima as pessoas da matemática e diminui o medo de enfrentar os números.

Então… você agora conhece a regra dos 72. Em quanto tempo terá o dobro do seu patrimônio?

Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *