19 Abril, 2019 Sapien Livre 0Comment

Eu não me canso de falar que para chegarmos a tão sonhada independência financeira, precisamos romper com o modelo financeiro e de vida que levamos em sociedade.

Foi com esse pensamento que me deparei com o Movimento Fire e depois com o minimalismo, apesar de antes disso, já ter me encontrado com propostas alternativas bem mais antigas como o Epicurismo e o Estoicismo, filosofias com mais de dois milênios.

5 Razões para simplificar sua vida e ser mais feliz

Quando falo em simplificar a vida, aponto para práticas e atitudes do dia a dia que acabamos deixando de lado, e que, por osmose esquecemos até que existem. O conceito mais simples que deve ser entendido é: quanto mais simples for sua vida, mais fácil e barato será administrar os inevitáveis problemas do dia a dia.

1 – Saiba separar suas necessidades de seus desejos

É difícil, principalmente nos dias de hoje separar o que é necessidade do que é desejo, mesmo porque, podemos fazer de algo necessário um objeto de desejo.

Exemplo: para algumas pessoas um carro pode ser uma necessidade em função dos compromissos e tarefas que precisam cumprir, além de dar maior segurança para filhos pequenos entre outras coisas. Porém facilmente é possível fazer essa necessidade virar um desejo, afinal de contas, um carro pode cumprir além da necessidade de levar você do ponto A para o ponto B, ser um símbolo de sucesso e poder.

Não precisamos ter vergonha das coisas que consumimos quando escolhemos uma vida minimalista, principalmente quando essas coisas facilitam a vida e trazem satisfação pessoal.

O que precisamos é questionar se essa satisfação consegue cobrir os custos, tempo desprendido e espaço tomado em nossas vidas.

2 – Tenha mais tempo para não fazer nada e reviver a criatividade

Toda criança é criativa, aos poucos vamos perdendo a mão da criatividade ao ponto de falarmos para nós mesmos que não somos criativos.

Isso não é verdade, todos temos a capacidade de sermos criativos porém com a rotina pesada, as obrigações e a falta de tempo para pensar na vida dá a impressão de que não temos alternativas, por isso é importante ter tempo livre para não fazer nada.

O mundo moderno exige que a gente aproveite todo o tempo disponível produzindo alguma coisa, algum resultado. Esse modelo acaba criando um grande paradoxo, pois tirar parte do tempo para não fazer nada potencializa, além do processo criativo, o foco e a concentração para ser mais produtivo no dia a dia.

3 – Tenha menos coisas para ganhar mais tempo e reduzir o estresse

Você precisa de tempo para ganhar dinheiro para ter coisas, então precisa de tempo para comprar essas coisas, depois precisa manter essas coisas, precisa consertar, limpar, descartar quando ficam velhas e depois comprar tudo de novo.

Quanto menos coisas tiver que se preocupar na vida mais tempo terá disponível para cuidar do que realmente importa.

Vida Simples

4 – Priorize as pessoas que criam valor em sua vida

Para que perder tempo com gente que não vale a pena? Pessoas que só reclamam, seja da vida ou do trabalho. Impressionante como algumas pessoas gostam de se reunir só para falar mal dos outros, ou do chefe ou empresa que trabalha.

O que esse tipo de almoço ou happy hour vai acrescentar na sua vida? Isso contamina, é um revezamento de falar mal, lamentar e reclamar. Cada um com sua vitimização para se convencer de que não pode fazer nada para mudar a própria realidade. Você vai aliviar seu ego mas continuará preso na própria vitimização.

Por que não priorizar pessoas inteligentes e bem sucedidas? Por que não dedicar mais tempo com pessoas que são melhores que nós? Isso não é ser interesseiro, é apenas buscar valorizar seu tempo com quem realmente vale a pena.

Se não existe ninguém no seu circulo de amizade que possa acrescentar em sua vida, você deve rever suas companhias e buscar outros lugares para frequentar.

5 – Salve mais dinheiro de seu pagamento

Se desejar comprar menos coisas terá mais dinheiro disponível todo mês. Imagine se puder salvar 50% do dinheiro que ganha? Isso significa que precisa trabalhar apenas 6 meses por ano para se manter, os outros são bônus.

Neste sentido, se quiser, pode tirar mini aposentadorias para investir em projetos pessoais, voluntariado ou uma nova profissão. Veja que as possibilidade são enormes.

Estes são só alguns exemplos de como simplificar a vida pode nos ajudar a viver melhor e ainda atingir a independência financeira. E você, conhece alguma outra forma simplificar a vida?

Se conhece alguém que este post possa fazer sentido, compartilhe.

Imagem de capa por Kranich17, imagem de corpo do post por coyot

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *