Minimalismo

Querer não é poder

20 Abril, 2021 Sapien Livre 6Comment

A pouco temos entrei em uma gostosa discussão com amigos sobre frugalidade e minimalismo. Existe sempre a falsa ideia de que adeptos a uma vida mais frugal faz apologia à pobreza, que vive de forma sacrificante e miserável.

É muito importante fazer distinção do que são pessoas necessitadas, que vivem em condições de vulnerabilidade e que fazem um esforço enorme para conseguir sobreviver de forma minimamente digna, de minimalistas.

Para que não sejamos hipócritas ou alienados, temos que ter a consciência de que viver de forma frugal não tem nada a ver com miséria. Assim como também o minimalismo não é ferramenta de pessoas necessitadas. Com certeza, pessoas em estado de vulnerabilidade não sabem nem o que são estes conceitos.

Neste sentido, chamar alguém que busca a frugalidade, seja por uma questão filosófica ou até mesmo como ferramenta de poupança, de miserável é mostrar completa ignorância sobre a realidade de nosso país.

Querer não é poder

Quando eu busco uma vida mais frugal e minimalista estou agindo de acordo com meus valores de vida. Sabendo que nosso planeta possui recursos finitos, fazer o melhor manejo e uso destes recursos é ir ao encontro de um discurso de defesa do meio ambiente e sustentabilidade.

Não é possível defender e se colocar a favor da proteção do meio ambiente e possuir um carro de três toneladas na garagem só porque você gosta e pode pagar por um. Querer não é poder, afinal de contas, as questões éticas e sociais vão muito além de legislação e vontade.

Trata-se de consciência e moral. Precisamos combinar o discurso com a ação e assim não entrar em conflito com nós mesmos.

Desta forma, quando eu escolho comprar roupas em brechó, quando opto por reformar um armário, quando escolho andar de bicicleta, quando deixo de exercer o meu direito de ter um carro, quando escolho ter uma alimentação saudável e simples, quando aceito a dor de não suprir alguns caprichos e excessos pessoais, estou apenas combinando meu discurso com meus valores de vida.

Isso sim é liberdade amigos.

Imagem por Scott Webb – Pixabay

6 thoughts on “Querer não é poder

  1. E qd saem com o deboche do “cosplay de pobre”? Hj eu rio, pq a pessoa não entendeu nada, mas é muita má vontade.

    1. Oi Carol,

      Esse deboche ai não conhecia, acho que sua reação é a melhor, algumas pessoas valem nosso tempo para ajudar a sair da ignorância, outras é melhor apenas fazer cara de paisagem. Não vale o desgaste.
      Abraço.

  2. Belíssimo texto.. totalmente de acordo.. e afinal, você produziu a sua propria riqueza e você deve decidir como gasta-la… e com toda certeza, felicidade nem sempre (para não dizer quase nunca)anda de mãos dadas com os bens materiais que possuímos, é algo intrínseco…

    1. Willian,
      Obrigado pelas palavras. Se soubermos diferenciar o que é importante de desejos não naturais, fica muito mais fácil e simples levar uma vida feliz.
      É o que penso.
      Abraço.

  3. Sapien Livre,

    “Não é possível defender e se colocar a favor da proteção do meio ambiente e possuir um carro de três toneladas na garagem só porque você gosta e pode pagar por um. ”
    Você disse tudo. É preciso coerência entre discurso e prática.

    Parabéns pelo post. 🙂

    1. Oi Rosana,

      Se não praticamos o que falamos, seremos apenas uma farsa. Esse distanciamento entre discurso e vida não deveria existir.

      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *