20 Fevereiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

Para atingir a Independência Financeira é necessário seguir alguns passos. É obvio que não existe receita de bolo, porém algumas dicas são essenciais para facilitar o processo.

Os quatro passos abaixo, apresentados de forma resumida,  ajudam a alcançar esse grande objetivo.

OS QUATRO PASSOS PARA A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

ALUGAR

Antes de conseguir sua independência financeira, não cometa o erro que a grande maioria das pessoas cometem acreditando em um falso senso de segurança em possuir coisas, patrimônios que só te geram passivos e te faz trabalhar cada vez mais para manter.

A gente começa possuindo as coisas e as coisas passam a nos possuir.

Sei que muitos jovens sonham com o primeiro carro, mas vai por mim, a gente não tem noção da quantidade de dinheiro que esse tipo de bem consome de nosso orçamento. Se não for realmente necessário possuir um carro, não compre, utilize outros moldais de transporte, taxi, aplicativos de carona, metro, ônibus, bicicleta… como já disse, o objetivo principal é ser livre.

Não caia na armadilha de possuir bens que te prende e compromete com altos custos de manutenção. Agora, se realmente precisa de um carro, escolha da mesma forma que compra uma maquina de lavar.

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é comprar uma casa. É o falso senso de segurança de ter um lar próprio. Entendo os aspectos sentimentais deste bem, mas deixe para comprar o que quiser depois que for livre. Será muito mais fácil e rápido adquirir um imóvel quando o dinheiro deixar de ser importante, se é esse realmente um sonho seu.

Alugar te dá liberdade para estar onde quiser. Se não estiver bom, se estiver caro, se enjoou. A única coisa que precisa fazer é mudar. O aluguel te dá opção de ficar ou partir, de usufruir sem o peso e a responsabilidade da posse.

As maiores e mais valiosas empresas do mundo atual não possuem grandes fabricas, instalações ou prédios comerciais. Elas dominam o processo, a ideia, o conhecimento e alugam todo o resto. Pessoas inteligentes devem fazer o mesmo. Não se prenda na ideia que a sociedade prega de quem é bem sucedido deve possuir coisas.

O que devemos possuir e construir são opções e escolhas, quando mais pudermos escolher, quanto mais opções tivermos, mais livres seremos.

CONSTRUIR

Devemos trabalhar para construir riqueza e realizar nossos sonhos.

Fazer poupança constante e ter uma vida frugal é primordial para alguém que deseja ter uma vida plena. Não importa quanto você ganha hoje, o importante é saber viver dentro dos seus limites. Conhecer realmente o que é importante para sua vida e o que realmente te faz feliz.

A palavra chave aqui é “você”. O que é importante para você, esqueça os outros. Pare de tomar conselhos com parentes, amigos, padre, pastor, vizinho ou quem quer que seja. Podem estar bem intencionados, mas será um erro ouvi-los.

Só aceite conselhos de pessoas muito bem sucedidas no assunto abordado e que estejam de acordo com sua filosofia de vida. O que é bom para um não é necessariamente bom para o outro.

Eu amo minha mãe, e sei que ela quer todo bem do mundo para minha vida, porém seria um erro muito grande tomar conselhos financeiros e sobre investimentos com ela.

Conheço muita gente que tem casa, carro, etc… mas não conheço ninguém que tem liberdade financeira, que vive de seus próprios rendimentos.

Isso é muito triste pois é possível para todas as pessoas, em um curto espaço de tempo. Não é necessário muito mais de 10 a 15 anos para chegar a tão sonhada independência financeira.

Use os recursos que usaria para pagar juros e possuir coisas na construção de riqueza, gerar renda passiva e realizar seus sonhos. Mas, de novo, lembre que a palavra chave é “você” e isso nos leva ao nosso próximo passo.

INVESTIR

Concentre sua energia em estudar, se tornar uma melhor pessoa e fazer bons investimentos que gere renda passiva, ou seja, que possibilite ganhar dinheiro sem a necessidade de trabalhar. Gosto de dizer que todo mundo deve encontrar uma forma de ganhar dinheiro dormindo.

Quando acordar, não precisará levantar com a obrigação de trabalhar por dinheiro. O começo é lento e difícil, porém aos poucos seus investimentos irão gerar juros compostos, até que chegará o dia em que ele irá trabalhar para você por conta própria.

Quando suas receitas estiverem cobrindo suas despesas poderá se declarar independente financeiramente falando. E é a partir deste momento que entra nosso ultimo passo.

LIBERDADE

Como suas despesas já podem ser pagas por seus investimentos de forma passiva, só lhe resta fazer o que ama e viver os seus sonhos. Isso de forma alguma significa deixar de trabalhar, mas sim trabalhar com o que ama. Muita gente vai dizer, eu já faço o que amo, porém existe uma diferença que é brutal neste caso.

Fazer o que ama quando não precisa de dinheiro é mil vezes melhor, pois quando faz o que ama sem a necessidade de dinheiro, seu único objetivo é fazer o melhor possível.

Aos que não gostam do que fazem, considere a morte de sua carreira nada mais é que um novo nascimento.

É essencial ter um proposito de vida. Quando se chega no topo, seja na sua vida pessoal, profissional ou até no cume de uma montanha, é muito importante trazer pessoas junto com você para que não esteja sozinho.

O topo é para poucos, por isso precisamos  ajudar pessoas a realizar seus sonhos e também atingir seus objetivos, só assim teremos uma vida plena e desafiadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *