28 Fevereiro, 2019 Sapien Livre 0Comment

Outro dia uma amiga me enviou uma pergunta curiosa. Ela queria saber quanto deveria poupar por mês… qual é o percentual ideal para fazer poupança todo mês?

Quanto devo poupar por mês? – Planejamento Financeiro – parte 3

Essa pergunta é curiosa porque se for pesquisar, irá encontrar inúmeros artigos e especialistas informando as mais diversas formas e números que acreditam como ideal para poupança.

Este site é um representante do movimento FIRE, neste sentido a resposta para essa pergunta será sempre o máximo que puder poupar. É claro, desde que não comprometa uma vida de qualidade e a paz com sua família.

Conforme descrito no artigo Independência Financeira sem conversa fiada, quando maior for sua capacidade de poupança mais rápido será possível chegar a independência financeira.

Veja, na tabela abaixo, que com a capacidade de poupar 50% de sua renda, investindo a taxas de 6% ao ano, poderá chegar a independência financeira em apenas 17 anos de trabalho.

TABELA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
CAPACIDADE DE POUPANÇA X INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Nada mal quando se discute a reforma da previdência com a necessidade de contribuição cada vez maior e idade mínima próxima da morte.

Observe, na planilha, também que se puder separar para investimentos apenas 10% de sua renda, vai precisar de 51 anos para chegar a independência financeira. Desta forma você já notou que sua capacidade de poupança está diretamente ligada ao tempo necessário para aposentadoria.

Afinal de contas, quanto devo poupar se ganho pouco?

A resposta para essa pergunta na verdade deve ser feita de outra forma… Como posso fazer para ganhar mais, e assim, fazer aportes maiores?

Se não possui uma renda que permita fazer aportes significativos, deve então focar em ganhar mais, é claro, sabendo que irá manter suas despesas controladas. Então sua energia e investimentos deverão ser focados em melhorar como profissional e desenvolver habilidades para angariar melhor renda.

POUPANÇA
Aumentar o GAP entre receitas e despesas é o melhor caminho

Neste sentido, qual o percentual ideal para poupar todo mês papai? Respondo que deve ser o máximo que puder, desde que não comprometa sua saúde e paz de espirito.

O dinheiro é um lubrificante para melhorar nossos relacionamentos e vida de um modo geral. Se precisar sacrificar relacionamentos ou abdicar de momentos com a família, é melhor caminhar devagar, mas sempre caminhar.

Como diz o tio João… Keep Walking

Leia também: Ganhar mais ou economizar?

Imagem por Kimpton_house – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *