10 Julho, 2018 Sapien Livre 2Comment

Já parou para pensar qual o custo do seu emprego? Será que está pagando para trabalhar?

TRABALHAR CUSTA CARO

É normal a gente acreditar que nosso salário é exatamente aquilo que é exibido em nosso contra cheque. Tirando os descontos, taxa, impostos, etc… o que cai em sua conta bancária é o que chamamos de renda liquida.

Vamos fazer uma análise um pouco mais criteriosa pois infelizmente não é assim tão simples.

ROUPAS PARA TRABALHAR

A pergunta é… você precisa comprar roupas para trabalhar? Por exemplo, mulheres precisam incluir em seu orçamento o custo de maquiagem, cabeleireiro, manicure… etc, tudo isso em função da atividade ou cargo que ocupa.

Já parou para pensar que tira dinheiro do seu salário para pagar esses itens que só existem porque você tem determinado emprego?

TRANSPORTE/TRAJETO

Quanto tempo gasta para chegar ao trabalho e de que forma faz isso? Precisou comprar um carro em função de seu emprego ou então teve de alugar uma casa mais cara por ter acesso mais fácil?

Observe que é necessário incluir o valor do tempo gasto no trajeto de casa para o emprego, além do custo do transporte, principalmente se utiliza veiculo próprio.

ALIMENTAÇÃO

Quantas vezes pede comida em casa porque está cansado ou não tem tempo para preparar uma refeição descente? Lembre-se, deve descontar do seu salário estes gastos, afinal, se não estivesse trabalhando a despesa não existiria, certo?

estresse

REMÉDIOS E PROBLEMAS COM A SAÚDE

Muitos problemas de saúde hoje em dia estão ligados diretamente ao trabalho, e nem falo dos problemas decorrentes de esforço físico ou acidentes. Me refiro à doenças de estresse, da má alimentação, da depressão, dificuldades de sono, preocupação e frustração.

Já colocou na balança quanto isso te custa por mês. A terapia, os remédios para dor de cabeça, para dormir, para emagrecer, para ressaca. Quanto tudo isso representa em dinheiro dentro do seu salário?

ATIVIDADES DE FUGA

Quantos happy hour precisa para aliviar a semana estressante que teima em não acabar? Quantos cigarros precisa fumar, quantas horas precisa passar inerte, sentado no sofá em frente a TV ou embaixo do chuveiro depois de chegar do trabalho, sem animo nenhum para absolutamente nada?

Quantos presentes você precisa se dar, porque afinal de contas, trabalha tanto e merece, não é mesmo? E as férias… as viagens de final de semana, teve um mês pesado e precisa ir à praia para desestressar. Será que podemos considerar isso como custo de trabalho?

MANUTENÇÃO

Se não trabalhasse precisaria pagar alguém para fazer faxina em casa ou você mesmo faria? Seria capaz de pintar a casa ao invés de contratar um profissional? Pequenos reparos na casa, lavar o carro, dar banho nos pets…. Se não trabalhasse se ocuparia com essas tarefas que costuma pagar?

Ao fazer esse tipo de analise muita gente vai descobrir que se não trabalhasse, talvez teria uma vida mais rica. Essa reflexão é importante pois as vezes um emprego que teoricamente paga menos mas que seja possível eliminar parte destes custos, acaba por ser mais recompensador, tanto em termos monetários como em qualidade de vida.

Tem muita gente recebe uma promoção ou troca de emprego apenas por um salário maior, sem fazer a análise correta e acaba caindo em uma grande armadilha.

Seu salário não é aquilo que entra em sua conta todo mês, na verdade, ele pode ser uma mera ilusão.

Bibliografia: Your Money Or Your Life

2 thoughts on “QUANTO CUSTA SEU EMPREGO?

  1. Muito bom..realmente nós mulheres temos vários custos extras …. (maquiagem, manicure, etc), que é necessário para uma boa reunião..rs

    1. Verdade Barbara, o problema é que quase nunca a gente enxerga isso como custo de trabalho.
      Se for pensar que homens não precisam gastar com isso para ir a mesma reunião, a disparidade de salários entre homens e mulheres é ainda maior do que as pesquisas mostram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *