10 Junho, 2018 Sapien Livre 0Comment

A palavra propósito aparece nos meus artigos com bastante frequência. Eu, na verdade, consigo dividir minha vida antes e depois de descobrir meu propósito de vida.

Foi exatamente por ter encontrado um propósito que resolvi criar este site.

Viver com liberdade e ajudar as pessoas a viverem com liberdade”.

Este é meu propósito de vida e esta é a missão deste site, ajudar pessoas através do despertar para a educação financeira, baseado em uma filosofia de vida voltada para a simplicidade voluntária, onde valoriza o ser ao invés to ter.

O QUE É O PROPÓSITO?

O propósito é o que te faz responder as perguntas abaixo sem muito dificuldade:

  • Por que faz o que faz?
  • O que te motiva, o que te impulsiona?
  • Qual o sentido de fazer o que faz ou deixar de fazer o que deveria fazer?

Existe uma história de um estrangeiro, que ao visitar uma obra de igreja, faz uma pergunta para três pedreiros que estavam trabalhando no local.

– O que você está fazendo?

O primeiro pedreiro responde – Estou assentando tijolos, não está vendo?

O segundo, com uma mistura de frustração e orgulho responde… – Estou trabalhando para ganhar o pão de cada dia e sustentar minha família.

O terceiro já responde com olhar perdido e sonhador – Estou construindo uma Igreja.

(Autor desconhecido)

Observe que os propósitos de cada um deles são legítimos, pode ser algo visível e físico como descrito pelo primeiro pedreiro, é desta forma que boa parte das pessoas enxerga o trabalho.

Já o segundo pedreiro apela para objetivos financeiros e culturais, ganhar dinheiro para sustentar a família ou o que maioria das pessoas costumam dizer… ganhar a vida.

Isto é aceitável por todos em nossa sociedade. Pode-se dizer a mesma coisa para educação, cuidar dos filhos ou casar.

O terceiro apela para um sentido mais nobre e abstrato que o leva para outro nível de significado. Viver um ideal mais elevado, dedicando-se a algo que é de constante admiração.

O propósito se mistura muito com a nossa missão. É o comprometimento apaixonado que alimenta nossas ações.

OBJETIVOS DE VIDA E MOTIVAÇÃO

A única forma de fazer um excelente trabalho é amar o que faz” – Steve Jobs

Muita gente interpreta errado essa frase pois pensa que precisa gostar do que faz o tempo todo. A realidade é que a maior parte do tempo o trabalho não e legal, não importa a profissão.

Por exemplo, muita gente admira os surfistas, mas veja a realidade… um surfista profissional precisa treinar em dias frios, precisa fazer preparação física e alimentação diferenciada.

Tem que manter disciplina em lugares extremamente convidativos para a diversão, é obrigado a trabalhar aos finais de semana e ficar longe da família por grandes períodos, além disso, sofre constante pressão por resultados.

Pode ser que demore muito tempo para conseguir ser campeão, e pior, é possível que ele nunca seja.

Isso vale para surfistas, jogadores de futebol, médicos ou pedreiros. Toda profissão tem o seu lado ruim.

Toda vez que subimos um degrau na vida, fica cada vez mais difícil. Se você não está realmente comprometido com o seu propósito, com certeza, desistirá.

É por isso que Jobs fala que amar o que faz é a única forma de fazer um excelente trabalho. O segredo para conseguir isso é através do propósito.

Não importa quanto tempo demore ou quantos tijolos tenha que empilhar, sempre estará disposto a continuar pois nada vai te desviar de sua missão, de seu propósito.

COMO SER TORNAR PODEROSO

propósito

Segundo o professor Mário Sérgio Corlella, a função do poder é servir… servir a uma causa, a um ideal, a uma comunidade e não a servir a si mesmo.

todo poder que em vez de servir serve a si mesmo, esse é um poder que não serve. – Mário Sérgio Corlella

O engraçado deste conceito é que quando se é útil, quando se serve, acaba-se por potencializar a influência e por consequência, seu poder. É o que Gandhi chamava de Satiagraha ( o poder da alma).

O significado que atribuímos a uma ação vem de dentro de nós. Desta forma muita gente costuma fazer de sua missão um mundo melhor, seja ajudando a resolver problemas da miséria ou personificando certas qualidades, como o amor e a não violência.

A escritora Vicki Robin, neste sentido, afirma… “o propósito consiste em nos entendermos no mundo”.

Por isso, a busca pelo propósito de vida deve ser uma procura constante e incansável, sem pressa, e apesar de mutável porque a realidade e as pessoas mudam, ele deve existir para dar significado a vida.

E você… porque faz o que faz?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *