24 Julho, 2020 Sapien Livre 8Comment

“Enquanto viver sobre o meu teto, vai obedecer as minhas regras “, essa é uma frase que quase todos nós já ouvimos alguma vez de nossos pais, principalmente na fase adolescente em que somos rebeldes e queremos ter liberdade para fazer as coisas, mas não temos nenhuma fonte de renda.

Aquele que paga as suas contas,  se sentirão no direito de controlar sua vida

Não importa se são seus pais, cônjuge ou alguma instituição\governo. Sempre que alguém for responsável pelo seu sustento sentirá o direito de opinar, direcionar e até obrigar você se submeter ao seu jugo.

A independência financeira, neste sentido não é apenas uma forma de liberdade de recursos, mas também da possibilidade de direcionar e comandar a própria vida.

Eu me orgulho muito de ter majoritariamente um público feminino, mais de 60% das pessoas que acompanham esse site é formado por mulheres.

Sabemos que ainda hoje muitas mulheres são oprimidas e também suportam viver em um relacionamento abusivo por falta de recursos financeiros ou por ganhar bem menos que seus parceiros. Desta forma, vocês mulheres, busquem de todas as formas aprender a gerenciar seu dinheiro, poupar e investir. Assim, fica bem mais fácil se livrar daquele marido tranqueira que só atrasa sua vida.

A gente, muitas vezes, olha o dinheiro e a educação financeira apenas como uma ferramenta para adquirir coisas e realizar sonhos, mas ele pode ser a diferença entre uma vida sobre abusos, tortura mental e até física.

Aprender a lidar com dinheiro, poupar e investir tem uma importância que foge dos limites das finanças.

Imagem por Jill Wellington

8 thoughts on “Poupar e investir tem importância que foge dos limites das finanças

  1. Gleison,

    Boas reflexões.

    Muitas vezes o dinheiro é visto como algo negativo na sociedade brasileira, mas no final das contas, ele pode ser a saída para muitas mulheres que vivem nas condições descritas no post.

    Sua última frase me lembrou de outra frase que é mais ou menos assim: o dinheiro te dá a liberdade de fazer coisas que sem ele seriam impossíveis de serem feitas.

    Um bom final de semana,

    1. Exato, sua frase sintetiza todo o post. Nos costumamos ligar o dinheiro ao consumo e aquisição de bens, no entanto ele pode ser a possibilidade de uma vida sem abusos e exploração.
      Bjos

  2. Hoje em dia virou tabu tratar do poder do dinheiro, mas a verdade é que tirando comprar a saúde o dinheiro compra qualquer coisa.

    Infelizmente (ou felizmente) poucas pessoas tem consciência do poder do dinheiro.

    Abraços,
    Pi.

    1. Olá Poupador,
      Realmente o dinheiro é uma ferramenta muito importante. Se utilizada com inteligência deixa a vida mais leve e feliz.
      Abraço!

    1. Adorei essa frase sua, dever sem dever é realmente muito ruim e o sentimento ruim deve ser um motivador para a busca pela independência financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *