8 Abril, 2019 Sapien Livre 0Comment

Essa é uma das questões mais frequentes que escuto de pessoas que nunca investiram. É comum pensar que para se tornar um investidor precisa de muito dinheiro.

Algumas pessoas dizem que só irão investir quando tiverem mais dinheiro. Isso é como colocar o carro na frente dos bois, ou como diz o professor Baroni… “é o cachorro que balança o rabo ou o rabo que balança o cachorro?”

Posso investir com pouco dinheiro?

Para se tornar um investidor, sem correr muitos riscos e de forma saudável, deve-se começar exatamente investindo pouco dinheiro. Na verdade, o que as pessoas enxergam como problema é uma solução para evitar perdas por erros que todo iniciante comete.

Não se deve investir muito dinheiro de uma única vez, uma paulada de uma vez só. Principalmente quando estamos iniciando nos investimentos, cometemos erros e o fato de usar pouco dinheiro irá automaticamente te proteger de grandes perdas.

Conforme for ganhando confiança ao investir pequenas quantias, poderá lidar com maiores valores. Seria como estagiar, ganhar experiência para se tornar um investidor mais habilidoso.

Quem não sabe investir com pouco nunca saberá lidar com muito

Não importa a modalidade de investimento que faça, se é de renda variável ou fixa. Hoje existem corretoras sem tarifas de corretagem e administração, fazendo com que os custos com taxas sejam quase zero.

O mundo dos investimentos está cada vez mais democrático e aquela história de que investir é coisa de rico não passa de um mito. Investir é para qualquer pessoa que deseja prosperar.

Desta forma não importa se possui poucos recursos todos os meses para investir, o importante é exercitar o músculo da prosperidade. Aprender investindo pouco lhe dará tempo para cometer erros e se preparar para os grandes valores.

Resumindo, se hoje você tem pouco dinheiro sobrando para iniciar seus investimentos, fique feliz por poder começar. Não deixe que isso seja uma barreira, ou pior, uma desculpa para não fazer o que tem de ser feito.

Acredite, o primeiro passo é o mais difícil, mas é exatamente esse o passo mais importante.

Imagem por annca – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *