22 Maio, 2019 Sapien Livre 0Comment

Como já dito antes, eu sou um adepto ao Movimento Fire  ( Independência Financeira – Aposentadoria Antecipada ). Para quem ainda não sabe, para se tornar um FIRE tradicional você precisa poupar boa parte de sua renda e criar um portfólio de investimentos capaz de cobrir 25 vezes suas despesas anuais ( Regra dos 4%).

Para atingir esses resultados geralmente se leva entre 15 e 20 anos. Apesar de ser metade do tempo de uma aposentaria tradicional, ainda assim é muito tempo de esforço e disciplina.

Os FIRES Flexíveis – Por que esperar para ser feliz?

Algumas poucas pessoas exercem um trabalho que amam, mesmo assim precisam do dinheiro, ou seja, tem sua atividade dependente do salário, o que torna o serviço uma obrigação.

Já outras pessoas, além de depender do dinheiro, exercem uma atividade que não gostam, que não se identificam e sem propósito. Eu fui uma destas pessoas e por isso vi no movimento FIRE uma alternativa.

De qualquer forma, esperar 15 a 20 anos para aproveitar a vida não parece muito empolgante e em alternativa a isso temos os FIREs Flexíveis.

 Existe um certo momento na caminhada FIRE que irá conseguir cobrir seus custos e isso já te permite seguir os seus sonhos, em outras palavras, para se torar um FIRE flexível precisa ter um retorno sobre os investimentos suficiente (que continuará a crescer ao longo dos anos), combinado com uma ou mais fontes de renda, para proporcionar a confiança financeira e a flexibilidade na vida que procura.

Quanto é suficiente?

Essa é uma resposta que só você pode responder. Eu, por exemplo, preciso cobrir minhas despesas básicas e mais um pouco, no mais posso exercer outra atividade para complementar gastos opcionais como viagens e outros mimos.

 Observe que com este modelo é possível largar um emprego que não gosta e se dedicar a algo que desejava, mas não te paga o suficiente.

Certa vez uma amiga me falou que gostaria muito de se candidatar a uma vaga para trabalhar com eventos culturais em museus e exposições. Porém o salário para esta área é bem menor que a renda atual dela.

Ser uma FIRE Flexível cairia como uma luva para ela, pois parte de sua renda poderia ser composta pelo retorno dos investimentos e outra parte pelo salário de um emprego com menor remuneração, mas que lhe traz satisfação e significado.

O que você gostaria de fazer e não pode em função de um trabalho em tempo integral? Por que não exercer uma função por meio período e poder se dedicar a família, para fazer atividade física, estudar ou praticar um hobby?

Ter uma parte das despesas cobertas por renda passiva dá flexibilidade para ser feliz hoje, não precisa esperar amanhã para dar o grito de independência.

E para você, quanto seria suficiente para começar a mudar sua vida, sua rotina? Se o Movimento Fire está muito longe, que tal ser um FIRE Flexível?

Leia também:

Os Fat FIREs – Independência Financeira Para Consumistas 

Os Fires Baristas

Diferença entre Minimalismo e Movimento FIRE

Independência Financeira em 5 anos

Imagem por MabelAmber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *