30 Março, 2020 Sapien Livre 0Comment

Eu tenho escrito sobre assuntos relacionados aos nosso atual momento de vida, onde todos temos a rotina alterada em função da pandemia do Corona vírus  (Covid-19). Não faço isso para aumentar audiência e ainda mais as polêmicas que todos nós estamos envolvidos.

O medo descontrolado leva ao pânico que por sua vez leva a situações que fogem o controle. A verdade é que momentos como esse evidenciam alguns aspectos do comportamento humano, que muitas  vezes só veríamos em livros ou ensaios científicos, na prática.

A mentalidade da escassez, que é mais um elemento da esteira hedonista, faz com que as pessoas se concentrem apenas nas necessidades imediatas a custa do futuro. O problema é que a escassez leva a mais escassez. É por isso que vemos supermercados super lotados e com muitos produtos em falta.

Preços disparam e, ao perceber que estes produtos estão em falta, temos os eventos de segunda ordem que geram mais procura, e por consequência, mais escassez e preços altos.

A necessidade de suprir as necessidades de momento levam a decisões equivocadas que prejudicam, não apenas a nós, como também toda a sociedade. É um efeito cascata que leva pequenos problemas a se tornarem grandes incêndios.

No dia a dia não temos noção deste tipo de armadilha mental, pois tudo faz sentido para nós. Uma vez atendida uma necessidade imediata é muito importante procurar se libertar da mentalidade de escassez.

Se nos concentrarmos apenas no medo de perder, não iremos buscar por melhorias mínimas que sejam e, por consequência, falhar por não ver as oportunidades e soluções que estão na nossa frente, mas o medo nos cega.

Imagem por enriquelopezgarre / 788 imagens – pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *