20 Fevereiro, 2019 Sapien Livre 0Comment

O planejamento financeiro é uma ferramenta de extrema importância para qualquer pessoa pois pode lhe garantir tranquilidade em tempos difíceis, potencializar seus investimentos, além de proteger aquilo que já conquistou.

No entanto, observo que as pessoas querem começar seus investimentos já com a pergunta: onde devo investir? Mas para chegar esta pergunta precisamos antes cuidar do básico de um panejamento.

Antecipar etapas seria como levantar as paredes antes de construir a estrutura de uma casa. O famoso ditado colocar o carro na frente dos bois.

Planejamento Básico – O cuidado com as suas contas

Lá vem aquela conversa chata de anotar despesas em planilha ou aplicativos de Smartphone. Neste caso, acredite papai… não existe atalho. O atalho é seguir este passo.

Eu particularmente prefiro utilizar planilha pois o tempo que levo preenchendo me permite refletir sobre os gastos. Utilize a ferramente que acredita ser mais adequada para você.

Uma pesquisa do Guia Bolso mostrou que apenas 2% das pessoas conseguem preencher planilha de despesas e receitas com a necessária frequência. Neste caso, se você faz parte dos 98% deve utilizar o aplicativo, mas faça alguma coisa.

Tenha ciência de que para dar certo, precisa criar o habito de fazer essas anotações pontualmente. Não precisa ser todos os dias ou a qualquer despesa que faça. Não precisa ficar paranoico. Só não pode perder o controle, e muito menos ainda, trapacear.

Algumas pessoas, principalmente as que não conseguem ter uma vida financeira saudável, preferem se auto enganar. Funciona mais ou menos como aquelas pessoas que estão acima do peso e evitam ao máximo a balança.

Costumam dar desculpas do tipo… – meu metabolismo é lento, mas não prestam atenção nas besteiras que comem e na ausência de atividade física.

Observe que a planilha é para entrada e saída de dinheiro, só assim poderá criar um orçamento real de suas despesas. O orçamento é a projeção deste estudo realizado na planilha para os próximos meses.

As diferenças entre a anotação de despesas e o orçamento são simples e importantes. O primeiro responde para onde o seu dinheiro está indo, já o orçamento responde para onde ele vai.

Ficou claro que para responder e determinar onde você quer que seu dinheiro vá, antes precisa saber para onde ele está indo.

Sabendo disso, não espere para amanhã, comece hoje a medir suas receitas ( o que ganha) e suas despesas ( o que gasta) para criar um orçamento real e planejar seu futuro.

Imagem por Pixels – Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *