18 Março, 2018 Sapien Livre 0Comment

Este assunto é bem polêmico pois usar fórmulas matemáticas para questões humanas são sempre difíceis de  adequar a todos.

Porém como é sempre necessário uma referência para saber como andam nossas finanças, a fórmula ajuda a nos situar diante do desafio de construir patrimônio.

SEU PATRIMÔNIO IDEAL

(Sua idade X Renda bruta ) / 10

Esta fórmula foi criada pelos escritores norte-americanos Thomas J. Stanley e Willian D. Danko. A lógica da fórmula considera o patrimônio ideal de um norte-americano deseja se aposentar, considerando que poupa 10% de sua renda anual.

Vamos a um exemplo prático:

Imagine uma pessoa de 30 anos de idade com uma renda bruta anual de 45 mil. Com esses dados conseguimos chegar ao valor ideal de patrimônio para idade desta pessoa.

( 30 X 45.000 ) / 10

Neste exemplo o valor ideal de patrimônio deveria ser R$ 135 mil. Lembre que deste valor deve ser já descontado todas as dívidas, se existirem.

Caso essa pessoa tenha uma casa de 200 mil e 50 mil em investimentos terá mais que o patrimônio ideal sugerido pela fórmula. Porém se a casa tiver um financiamento de, por exemplo 120 mil ainda a ser pago, o valor deverá ser abatido. Fazendo as contas o patrimônio seria de 130 mil, um pouquinho abaixo do ideal para a idade apontada no exemplo.

Lembrando que não deve entrar nessa conta possível recurso de herança.

PROBLEMAS DA FORMULA

Os críticos desta fórmula apontam alguns problemas ao usá-la como referência.

  • Pessoas jovens de 20 a 35 anos geralmente estão investindo a maior parte de seu capital em educação e formação profissional neste período;
  • Um possível aumento de renda acontecido a pouco tempo distorce o valor final acumulado;
  • Este estudo foi criado para a população americana que já possuiu uma cultura de investimentos bem mais madura a que brasileira;

Eu particularmente conheço poucas pessoas que possuem o valor ideal apresentado pela fórmula, principalmente considerando a faixa etária de 20 a 35 anos. 

O QUE SE APROVEITA

Ter um parâmetro como este é bom pois será possível entender o tamanho do desafio para criar patrimônio RENDA PASSIVA. Caso esteja acima do valor, terá mais motivação para seguir em frente.

Geralmente as pessoas costumam se basear pelo que os outros possuem para se considerarem bem-sucedidas.

Esta fórmula se baseia apenas em informações pessoais suas, o que se torna uma ótima forma de situar-se pelos seus próprios recursos e estilo de vida e não pelo patrimônio de parentes, vizinhos e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *