31 Março, 2019 Sapien Livre 0Comment

Seguindo com a série de planejamento financeiro, chegamos ao último item que precisa observar ao fazer seu planejamento financeiro.

Ninguém gosta de falar sobre morte e divisão de bens, mas é inevitável que iremos morrer e ter bem preparada nossa passagem dessa para uma melhor é muito importante para garantir que nossos familiares não sofram também com dificuldades financeiras.

Se você possui dependentes deve antes de tudo contratar um seguro de vida. Quando mais cedo melhor, pois os custos acabam sendo menores. Conheço pessoas que não tiveram nenhum cuidado a esse respeito e hoje seus entes sofrem com grandes problemas financeiros.

Testamento

Fazer um testamento evita briga entre os herdeiros, e pode acreditar, até as famílias mais unidas podem entrar em conflito quando se fala de herança. Afinal de contas, as vezes a briga não é nem pelo âmbito financeiro, a desavença pode acontecer por questões sentimentais que fogem a gestão financeira.

Caso não exista um testamento a transmissão dos bens seguirão a força da lei, aos herdeiros legítimos, de acordo com as ordens estabelecidas pela legislação.

Impostos

Nosso país tem uma enorme carga tributária que podem impedir os herdeiros de ter acesso imediato aos bens. Além disso haverá gastos com honorários de advogados, entre os impostos temos: ITCMD; ITBI, Custos judiciais e honorários dos advogados.

Eu confesso que tenho pouco conhecimento sobre o assunto e também devo, assim como você, estudar e me aprofundar no assunto.

Não é nada divertido estudar essas coisas, mas é necessário se quiser garantir tranquilidade para sua família.

Etapa Final

Existem alguns jogos de tabuleiro, em que você joga o dado e ele te manda voltar algumas casas. O planejamento financeiro é bem parecido com isso, após finalizar o plano terá de revê-lo constantemente.

Nossas vidas mudam, nossos objetivos mudam e por consequência, nosso planejamento também deve mudar.

Devemos ser eternos aprendizes, aprendendo e tentando antecipar possíveis problemas que podem nos atrapalhar na realização dos nossos sonhos de vida.

Se não leu os outros  artigos, veja abaixo:

Como pagar menos impostos

Aprenda a proteger seu dinheiro 

Como Investir para Aposentadoria

Vai continuar dando resto para o seu sonho?

Quanto devo poupar por mês?

Como construir um orçamento matador em 9 passos

Começando pelo começo – Planejamento Financeiro

Imagem por Sebagee

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *