30 Agosto, 2019 Sapien Livre 0Comment

“Meu Deus…! Para onde foi meu dinheiro, por vezes tentei fazer um orçamento,  preencher uma planilha, porém nem isso consegui. Meu dinheiro simplesmente some e não sei como.”

Essa cena se repete para uma grande parte das pessoas todo mês, mas por que isso ocorre? Por que as pessoas não conseguem entender o que acontece com o seu próprio dinheiro?

A Logística do dinheiro é muito importante

Hoje em dia a facilidade de possuir conta corrente em diferentes bancos, como também cartão de credito das mais diversas bandeiras pode proporcionar um falso poder de compra e além disso, tornar o controle das finanças uma verdadeira bagunça.

Quanto mais simples melhor

Nossa energia é limitada, principalmente para lidar com assuntos que não temos muito interesse e familiaridade como as finanças. A rotina castiga e em momentos em que precisa trabalhar por mais tempo ou lidar com outros assuntos acaba deixando o controle orçamentário de lado. Para que o desgaste e tempo desperdiçado seja pequeno, precisamos deixar as coisas simples.

Uma conta, um cartão… nada mais

Imagine um casal, cada um com sua conta bancária, diferentes cartões de crédito tendo que fazer o controle das despesas da casa. Imagine  a dificuldade para compilar todas essas fontes de saída de recursos. Diferentes cartões e diferentes contas bancárias, mais de uma pessoa, sem contar o dinheiro em espécie.

Uma conta conjunta, um cartão para cada e nada  mais. A logística do dinheiro deve ser a mais simples possível. Neste caso o recomendado é que exista uma conta para as despesas em comum e depois disso cada um pode ter uma individual para as despesas pessoais.

Desta forma o controle do orçamento possuirá apenas uma fonte para coleta e consulta de informações. Custos fixos da casa podem ser facilmente identificados e os variáveis com pouco esforço é possível visualizar.

Existem outras formas de fazer isso? Claro que sim, este é apenas um exemplo, mas se lembre de manter as coisas fáceis e acessíveis para momentos de estresse, pois com certeza eles virão.

Com o mínimo de previsibilidade temos a impressão de mais organização e controle. Mesmo que as coisas ainda não estejam perfeitas, verá que simplificar a logística do dinheiro economiza tempo e energia.

Este é um pequeno detalhe que pode fazer muita diferença na hora que se perguntar…  – Para onde está indo meu dinheiro?

Imagem por Geralt  – pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *