3 Agosto, 2019 Sapien Livre 4Comment

Sendo, como sabem, filho de humilde comerciante, membro de uma grande família sem qualquer expectativa de herança, e não me achando dotado, como me disseram vocês com tanta franqueza, de poderes superiores ou talentos especiais, decidi que, se realmente quisesse conseguir tudo o que desejava, precisaria basicamente de tempo e estudo. (Trecho do livro O homem mais rico da Babilônia )

Georges S. Clason

Os elementos essenciais para riqueza

Este trecho de um livro clássico de finanças (fortemente recomendo que leiam) traduz de forma simples os ingredientes essenciais para qualquer pessoa enriquecer.

 Tempo…

Por natureza somos imediatistas, quando éramos meros homens da caverna não era possível fazer estoque, não dava para planejar o futuro. Tudo era muito incerto e precisava ser consumido e realizado de imediato, naquele exato momento presente. Do contrário corria-se o risco de perder tudo, até a vida.

“Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder” – G. K. Chesterton

É exatamente por isso que é tão difícil para nós defendermos causas como a preservação do meio ambiente ou combater o tabagismo pois os danos não aparecem de imediato, eles só serão sentidos e explicados ao longo de muitos anos.

Leia também:

A pressa e as armadilhas do imediatismo

Costumam dizer por aí que tempo é dinheiro, se este ditado estiver correto podemos concluir que todos somos ricos. O uso do tempo de forma correta pode proporcionar muita riqueza, e olhe que não estou nem falando em apenas ganhar dinheiro.

Me refiro ao aproveitamento do uso do tempo a longo prazo para criar coisas grandiosas com pequenas ações. Desta forma, pessoas comuns, sem talento e poderes podem criar e produzir riqueza alinhado isso ao próximo ingrediente:

Estudo…

De forma empírica observei que a grande maioria das pessoas não querem tomar decisões, é por isso que sempre estão em busca da dica do momento, do melhor investimento, de um guru para seguir.

Existem duas formas de aprendizado: temos aquele didático onde aprendemos o cuidado, o motivo e o porquê das coisas e o outro, que se baseia na prática que nos ajuda a conhecer e descobrir aquilo que não conhecemos.

Tempo e Estudo… Estudo e Tempo

A ordem dos fatores não altera o resultado. Em alguns momentos irá precisar de tempo para iniciar os estudos, já em outros, precisa de estudo antes de fazer uso do tempo para as coisas acontecerem. Existe ainda aquele momento em que o conhecimento só aparece quando alinhamos o estudo ao tempo ( experiência).

Ou seja, existe a necessidade de maturação para que o conhecimento seja absorvido. Neste sentido ouvir um livro em 12 minutos (modinha dos tempos atuais) não lhe trará o conhecimento que só o uso do tempo para reflexão pode proporcionar.

Uma pessoa, mesmo com pouco dinheiro, se acrescentar a isso estudo e tempo, terá os ingredientes essenciais para a riqueza.

Imagem por Pixels – Pixabay

4 thoughts on “Os elementos essenciais para riqueza

  1. Oi Sapien,
    Sabe que eu já falei para muitas pessoas sobre o poder dos juros compostos na vida real. Todas se entusiasmaram muito… até eu falar sobre estudo e tempo. Não querem estudar (querem fórmulas mágicas), muito menos esperar o tempo fazer o serviço.
    Enquanto essas pessoas ficam estagnadas aguardando um milagre acontecer, nós, pessoas como eu e você, poupamos, investimos, estudamos, evoluímos sabendo que para um milagre acontecer, só depende de nós.
    Beijos.

    1. Ola Yuka,
      Você tem razão, eu também tenho muita dificuldade de fazer as pessoas acreditarem em um projeto de longo prazo. Procuro me fazer pelo exemplo, acho que posso ser o melhor espelho para incentivar as pessoas a assumirem um planejamento financeiro e se manter firme nele.
      Não existe atalho, na verdade o atalho são as etapas que estamos seguindo… Poupar, estudar e investir.

      Bjos.

  2. Como vocês disseram no comentário acima, a galera tá sempre em busca de atalhos. Eu desisti de tentar convencer amigos a investirem ou ao menos criarem o hábito de poupar, a preferência pela vida mediana, materialista e imediatista aos olhos da maioria prevalece, o futuro sempre está longe demais.

    O jeito é fazer a nossa parte e seguirmos simples e pacientes.

    Aproveito para parabeniza-los por este blog sensacional, acompanho há mais de um ano porém sempre me abstenho de comentar, ou a correria diária pela independência as vezes não permite.

    Abraços

    1. Oi Alexandre,

      Fico muito feliz com seu comentário e saber que acompanha o blog a um bom tempo.
      Sobre as questões do artigo, acho que todos aqueles que estudam e tem paciência para esperar os resultados costumam ser solitários. Penso que foi este um dos motivos que resolvi criar este blog, mostrar para as pessoas que existe outro caminho além de viver para pagar conta.

      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *