Investir

Oportunidade na quarentena

10 Maio, 2020 Sapien Livre 0Comment

Diante de tanta notícia ruim causadas pela pandemia do coronavírus (2020), existem algumas pessoas que ganharam uma grande oportunidade, além de passar mais tempo com a família e reavaliar seu estilo de vida, de iniciar seus investimentos, pois além de não perder renda, passaram a gastar menos já que não podem sair de casa.

A coisa mais comum são pessoas dizendo que quando sobrar um dinheiro irão começar a investir. Neste caso, se você se identifica com essa frase e não perdeu renda, esta é a sua grande chance! Vai sobrar um dinheirinho no final do seu mês e agora não tem mais desculpa.

Tenha um Objetivo

É bem provável que se não definir um objetivo de investimento para esse recurso irá gastá-lo tão assim que surgir uma oportunidade. Dar um destino para seu dinheiro considerando objetivos de curto, médio e longo prazo são importantes para não guardar por guardar.

Inicialmente sugiro que passe a considerar um objetivo, um desejo. Só um mesmo, não precisa ser nada fora do comum, pode ser tirar férias para aquele lugar que sempre sonhou, não importa o que, mas deve ter um norte para seguir. Neste processo é importante proteger o recurso de você mesmo. O ideal é fazer alguma aplicação que não seja possível acessar e resgatar com muita facilidade.

Proteja o dinheiro de você

Alguns bancos digitais oferecem contas que permite o recurso render na própria conta ou até mesmo mover o para um CDB de liquidez diária. Particularmente não gosto deste formato pois como o ditado fala: “A carne é fraca”, com um único clique e alguns minutos você tem o dinheiro disponível para gastar com aquela promoção imperdível de última hora. (Sempre haverá uma promoção imperdível).

Seria bom separar esse recurso das suas movimentações do dia a dia, por isso uma corretora ou um banco focado em investimentos que você não use com frequência é o ideal, no entanto, se acha que fazer isso é difícil, tem medo de corretora ou banco pequeno, ok. Sem problemas, feito é melhor que perfeito. Use o seu banco, coloque o recurso na caderneta de poupança, não importa. Trabalhe com as informações e recursos que tem disponível hoje.

Mantenha a coisa simples

Você nunca investiu, não sabe nada de renda variável, mas viu no jornal que a bolsa despencou e acha que agora é o momento de comprar ações. O Bitcoin tá subindo você não quer ficar de fora. Não caia nessa roubada, geralmente pessoas com pouco conhecimento de mercado e nenhum histórico de investimento não tem perfil para esse tipo de aplicação.

Mantenha as coisas simples, foque no que têm conhecimento e confiança, concentre-se  nos aportes e não no rendimento.  Conforme for adquirindo experiência e mais recursos poderá migrar para modalidades mais complexas, e lembre-se de sempre ter alinhado seus recursos com seus objetivos inicialmente definidos.

Dito isso, tá esperando o quê?

Imagem por Fabian Garduño – pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *