21 Janeiro, 2020 Sapien Livre 9Comment

A primeira vez que ouvi falar do Movimento FIRE foi pelo blog internacional Mister Money Mustache, esse encontro aconteceu por acaso, pela coincidência de pessoas com interesses em comum costumam ser apresentadas, umas para as outras, pela convergência de ideias.

A partir deste dia comecei a buscar mais informações com essa referência, tanto lá fora quanto aqui no Brasil. Para minha surpresa não estava sozinho, já existiam muitas outras pessoas nessa caminhada FIRE.

O Movimento FIRE não é um Movimento

Observe que um movimento social se caracteriza pela organização civil, formado por ações coletivas onde os indivíduos têm como objetivo alcançar alguma mudança social ou angariar interesses em comum.

Nós, do Movimento FIRE, estamos mais para lobos solitários do que para um movimento. Temos conhecimento de muitos colegas que escrevem e compartilham experiência e conhecimento sobre Independência financeira e aposentadoria antecipada, porém estamos mais ligados à uma filosofia de vida do que a um movimento, seria algo como o minimalismo (apesar de ter virado modinha) é uma forma de viver, se relacionar com as pessoas e com o mundo.

Gostaria muito que fossemos um movimento onde poderíamos fazer reuniões, compartilhar conhecimento, pressionar instituições financeiras e governo por melhores condições aos investidores pessoa física. Fazer nossas ideias e hábitos chegarem a mais pessoas com planejamento e de forma organizada, enfim, fortalecer e melhorar nossas condições de proporcionar a possibilidade de Independência financeira para todos aqueles que desejassem.

Não faço ideia se isso seria possível aqui no Brasil. Sei que lá fora, alguns eventos e reuniões acontecem por iniciativa dos grandes blogs como o MMM e Millennial Revolution. Lembro que o Aposenteaos40 sugeriu, algum um tempo atrás, um encontro entre a blogsfera brasileira, sem sucesso.

De repente somos mais fechados para lidar com informações tão pessoais como dinheiro, sem contar o medo pela falta de segurança que existe em nossa sociedade.

Eu  continuo aberto às pessoas, que partilham das mesmas ideias e filosofia de vida, para compartilhar conhecimento e até mesmo fazer amizade. Nós, que somos FIRE, sabemos como é difícil encontrar pessoas que vivem de acordo com nossos valores. Penso que uma aproximação é sempre uma forma de fortalecer nossas ideias e renovar nossos propósitos de vida.

Imagem por PublicDomainPictures – Pixabay

9 thoughts on “O Movimento FIRE não é um Movimento

  1. Eu sinto muita falta de ter amigos mais próximos para poder compartilhar sobre meu estilo de vida. Meu melhor amigo, por exemplo, não tem interesse nenhum por investimentos ou viver uma vida mais regrada hoje. Gostaria de poder compartilhar mais sobre essas pequenas vitórias que conquistamos no nosso cotidiano com alguém.

    1. Ola Enriquecimento Progressivo,

      Acho que essa é uma característica em comum de todo FIRE, somos lobos solitários. Lembro que eu e a Yuka, do Viversempressa.com, falamos muito sobre isso. Temos muita vontade de realmente criar uma comunidade em que possamos, não só trocar conhecimento, mas também compartilhar amizade descompromissada.

      Abraço.

    2. Compartilho da mesma vontade, o legal é que tava pensando nisso tem algumas semanas, ia até propor alguma coisa no meu blog. Antes de investir estava estudando para concursos (2015-2018) e tinha um perfil no instagram anônimo, como todos partilhavam da mesma luta acabamos de trocar telefone e criamos um grupo de 17 colegas de estudos, que foi fundamental para aguentar essa fase. Os 17 tinham perfis anônimos no instagram, todos moravam em estados diferentes e foi legal “conhecer” o nome, a foto e estreitar laços com a turma, tenho amigos até hoje por conto disso. Gostaria que algo semelhante acontecesse aqui no mundo FIRE.

  2. Estamos juntos nessa caminhada . Cada vez mais pessoas se interessam pelo FIRE, ainda mais agora que só com 65 anos ( homens) poderão receber uma merreca do INSS…. Porque esperar até lá, se com disciplina, estratégia e foco aos 40,45…50 já podemos relaxar e beneficiar desse momento. Atingi meu FIRE em janeiro de 2020. Estou lendo ,buscando e devorando informações para cada dia mais estar seguro e confiante nesse processo ! Viajar quando der vontade e fazer o que me faz bem …m

    1. Olá Amigo,

      Muito bom saber que conquistou sua independência financeira ano passado. Fico feliz por sua conquista e espero que possa compartilhar seu conhecimento com outros FIREs. Realmente esperar aos 65 para receber salário mínimo é a pior das opções, pena que será o destino de quase todos os brasileiros.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *