Comportamento

O movimento FIRE Liberta

7 Janeiro, 2021 Sapien Livre 6Comment

Eu trabalhava com eventos, especificamente com eventos médicos. A quase dois anos atrás eu resolvi largar meu emprego e toda “estabilidade de uma carteira assinada”.

Alguns dias atrás uma colega de trabalho me falou que foi demitida e junto com ela outros 27 funcionários. O setor de eventos está parado desde o início da pandemia e provavelmente será um dos últimos a voltar.

Neste sentido fico me perguntando como eu estaria se fosse mais um deles, apoiado na teórica estabilidade de emprego, se não tivesse me aventurado nos investimentos e na ideia quase que obsessiva de Independência Financeira.

É engraçado que hoje eu sou a pessoa com maior estabilidade que  conheço entre todos os meus ex colegas de trabalho. Eu não tenho salário fixo, não tenho garantias e direitos trabalhistas, mas tenho a possibilidade de gerar minha renda e ser responsável por meus próprios meios.

Depender de outras pessoas ou instituições para colocar o pão na boca dos seus filhos é a forma mais instável que existe para levar a vida.

Trabalhar por anos contribuindo para a previdência social para que lá pelos setenta anos possa ter uma renda incompatível com seus custos de vida é incrivelmente arriscado, mesmo assim é este o modelo que as pessoas julgam mais seguro.

O movimento FIRE Liberta

Independente de conseguir ou não se tornar um FIRE ainda jovem, a simples aplicação dos conceitos e entendimento da filosofia de investimentos, levará, inevitavelmente, qualquer pessoa a uma velhice com estabilidade financeira.

Quando se aplica a filosofia FIRE, mesmo que seja demitido em tempos de pandemia, estará muito bem preparado para lidar com períodos de escassez.

Nós até podemos ser pegos de surpresa, mas nunca despreparados, estar na caminhada FIRE, mesmo que em estágios iniciais, nos coloca a frente de muita gente.

Sou FIRE há quase dois anos, em uma das piores crises financeiras e humanitárias que já se viveu nas últimas décadas, mesmo assim, eu durmo com muita tranquilidade todas as noites.

É claro que me preocupo, claro que tenho atenção e estudo e trabalho meus investimentos. Sei que nada é garantido, mas mesmo se o pior acontecer, pela casca grossa que já criei pela caminhada para a independência financeira, se for necessário, farei toda jornada novamente porque a filosofia FIRE, caros amigos, liberta.

Imagem por Pixabay

6 thoughts on “O movimento FIRE Liberta

  1. Gleison,

    Excelente post.

    O movimento Fire proporciona uma visão totalmente diferente da que vemos no mundo: aposentadoria aos 70 anos, viver única e exclusivamente do salário, etc. Aqui, dá para perceber bem a grande importância do conhecimento.

    Conhecer o poder dos juros compostos e saber que o seu dinheiro pode trabalhar para você, nos leva a uma frase atribuída à Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’.

    Boa semana!

    1. Olha… Sabe que esse conceito de juros compostos para garantir nosso futuro é uma das coisas mais difíceis de colocar na cabeça das pessoas. Fico impressionado que pessoas que poderiam projetar um foguete não conseguem internaluzar um conceito tão simples como esse.
      Seguimos tentando ajudar pessoas, neh?

      Bjos

  2. Excelente, Sapien! Concordo que só de ter a mentalidade enraizada já te coloca apto a aguentar melhor as crises e a apreciar a vida mesmo quando nem tudo está perfeito.
    Mais uma ótima reflexão e que os 2 anos se tornem 60 anos Fire.
    Abraço

    1. Olá amigo,
      Acho que é bem isso que falou. Coisas ruins acontecem para pessoas boas. Penso que é inevitável, no entanto, se estivermos com uma mentalidade vencedora enraizada, qualquer momento ruim será apenas uma fase ruim a ser transposta.

      Abraço

  3. É exatamente isso que penso, e é engraçado o abismo que há entre pessoas que acompanham o movimento FIRE e pessoas que continuam na corrida dos ratos, apesar de eventos ruins acontecerem para os dois grupos o impacto que este evento causa em cada grupo é muito diferente, sendo o suficiente pra reforçar ideologias e formas de pensar de um e levar ao desespero e perda de sono de outro hehe.

    Excelente reflexão!

    1. Eu acho isso muito triste. Claro que não podemos achar que nossa forma de pensar e filosofia de vida é melhor que outra, mas com certeza é mais resiliente.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *