31 Dezembro, 2020 Sapien Livre 8Comment

Chegado final de ano e como sempre, os futurologistas de plantão começam a dar seus pitacos. Eu, já a três anos, reposto o mesmo texto, e acredite, sempre estou acerto.

Então se não leu este texto nos anos anteriores, aproveite a dica para adquirir o melhor investimento de 2021.

O melhor investimento de 2021

É impressionante que mesmo querendo que a pessoa foque primeiro em seus objetivos, seu sonho. Para aquilo que lhe servirá o dinheiro, preferem ignorar essa parte insistindo em querer saber onde alocar o recurso.

Engraçado é que o questionamento sempre vem acompanhada de “ quero um investimento sem risco porque sou conservador”.

Esse tipo de postura leva as pessoas a buscarem o investimento da moda, aquele que aparece no Jornal Nacional, na revista, aquele que está em evidência.

A FORMULA PARA IR A FALÊNCIA EM POUCO TEMPO

Sai na capa da Isto É… “ Agora é a vez do mercado de ações” e a manada vai lá e compra ações sem nem saber o que está comprando.

O jornal Nacional faz a matéria…” Compre Tesouro Direto” e o indivíduo sai a comprar Títulos do Tesouro achando que é esperto e recebeu uma informação privilegiada.

Observe que nestes dois exemplos não há problema nenhum com as modalidades de investimentos. A grande questão é investir sem conhecimento nenhum, apenas por palpite e indicação. Sem alinhar seus objetivos com seus investimentos e considerar as variáveis e características pertinentes a cada modalidade.

Na verdade, a pessoa não sabe nem o que está fazendo, confiou no palpite e só. É como uma criança diante de uma vitrine de doces coloridos.

CHEGANDO ATRASADO

Entenda que nos investimentos, quanto mais ele está em evidência, seus rendimentos são inversamente qualificados. A notícia boa chega para a grande massa somente depois de ter passado por quem realmente se preparou.

O ótimo investimento, aquele fora da média, nunca vai ser anunciado nas grandes mídias, para que todos aproveitem. A melhor aplicação do momento está quieta e esquecida, olhando para você neste momento, mas infelizmente são poucos os que possuem preparo, paciência e dedicação para olhar de volta para elas.

Imagem por ElisaRiva – Pixabay

Porém tenho uma ótima notícia, vou dar a dica de investimento mais quente do ano e dos próximos também.

VOCÊ!!!

Você é, e será sempre o melhor investimento.

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”   –  Benjamin Franklin

Não existe almoço grátis, não queira pegar atalhos. Estudar e aprender precisa de dedicação,dá trabalho, mas é essencial se quiser fazer bons investimentos e deixar de ser “Maria vai com as outras”. 

Pensar com seus próprios meios é o maior ganho inicial de todo investidor, e lembre se… toda vez que ainda estiver interessado em saber de palpites e qual o investimento da moda, perceba que isso é sintoma de falta de conhecimento.

NÃO EXISTE MELHOR INVESTIMENTO

Não adianta eu lhe dizer qual o melhor investimento de hoje, sei que amanhã terá outro. Assim como a economia, as modalidades e produtos de investimentos são cíclicos. Geralmente um é inversamente mais rentável que o outro em momentos iguais. Quando um está indo bem, o outro não está tão bem assim.

A importância de saber o que pretende e adequar seus investimentos de acordo com cada objetivo e até mesmo diversificar entre eles. Do contrário, vai ficar pulando de um lado para o outro buscando palpite e orientação de estranhos.

Repetindo para que não esqueça… Investimentos precisam ser adequados primeiramente ao seu objetivo de vida respeitando os prazos que determinou para alcançá-los, assim como também ao seu perfil de investidor.

Uma forma de entender se está seguro do que está fazendo é fazer o teste do travesseiro. Em um momento de crise ou notícia ruim na economia, se conseguir dormir tranquilamente a noite, é sinal de que sabe o que está fazendo, porém se não ficar tranquilo, se tirar o sono. Tudo indica que não tem noção do que está fazendo e precisa investir com urgência naquilo que proporciona o maior retorno de curto, médio e longo prazo…. Você mesmo! 

Imagem de capa por Free photos – Pixabay

8 thoughts on “O melhor investimento de 2021

    1. Obrigado pelas palavras A.C. Gamo junto. Também admiro sua pessoa e seu blog. Feliz por ter essa amizade!

      Abraço

  1. Gleison,

    Seguir a manada sempre é a pior escolha. Seu post me lembrou minha desastrosa entrada no mercado de criptomoedas. Fiz um post sobre isso, vou colocar o link no meu nome.

    Investir sem o conhecimento necessário pode resultar em grandes prejuízos. Não adianta acreditar que vai dar tudo certo sem muito estudo e dedicação, pois esse é um pensamento muito raso, sem base, irreal e ilusório.

    Que 2021 seja um ano de muita saúde, paz, serenidade e harmonia para você, seus familiares e todos os leitores do Sapien Livre.

    1. Vou ler seu post. Seguir a dica da moda sempre será ruim. No entanto o medo de ficar de fora (FOMO) é um viés psicológico que nos faz tomar decisões ruins. Importante saber como funciona nosso cérebro para não cair nesses cantos de sereia.
      Bjos

  2. Esqueci…

    Tive um problema na migração de plataforma do meu blog para o WP. Por isso, cadastre-se novamente na newsletter do Simplicidade e Harmonia.

    E caso utilize, também readicione o blog nos aplicativos de leitura, como o Feedly e Inoreader, pois neles os posts após a migração não estão aparecendo.

  3. Excelente post.

    O teste do travesseiro deveria ter sido um divisor de água nesse 2020, em Março a galera que dormia de noite preocupada com os investimentos deveria ter sentado e revisto suas posições, entretanto o que eu vi foi muita gente que após a recuperação rápida do mercado, passou a acreditar que aguenta um “bear market”, quero ver quando o mercado passar por uma crise longa de 2 ou 3 anos se a galerinha vai continuar com o ego tão inflado se achando o Rei Midas.

    Abraços,
    Pi.

    1. Verdade Poupador, sem contar os mãos fracas que serão varridos do mercado na próxima grande queda, que com certeza, virá!
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *