5 Fevereiro, 2019 Sapien Livre 0Comment

É comum ver médicos, advogados, engenheiros e programadores, além de muitos outros profissionais que possuem renda acima da média, que são bem sucedidos em suas áreas de atuação mas costumam ser um verdadeiro fracasso nos investimentos.

É claro que teremos alguns (poucos) que são ótimos investidores, porém a grande maioria, apesar de todo QI acima da média, são medíocres em seus investimentos. Esse conceito foi maravilhosamente exposto por Warren Buffet da seguinte forma:

“Investir não é um jogo em que o cara com o QI 160 vence o cara com o 130 QI. Uma vez que você tenha inteligência comum, o que você precisa é o temperamento para controlar os impulsos que levam outras pessoas a ter problemas em investir. ”

O que torna estes profissionais em investidores ruins é exatamente a confiança em sua capacidade intelectual. Como afirma o escritor Matt Topley: se você não for cuidadoso, seu ego pode ser seu maior inimigo na vida.

É preciso muito pé no chão, humildade e simplicidade para adquirir a experiência necessária nos investimentos e também na vida de um modo geral. Somente com inteligência financeira que está diretamente relacionada com uma outra habilidade, a integridade financeira, será possível ter resultados acima da média no longo prazo.

Resumindo, o Ego é um dos maiores inimigos de um investidor pois ele não nos permite enxergar o que é simples, e além disso, nos faz correr mais risco do que seria aceitável correr.

Imagem por ElisaRiva – Pixabay

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *