Investir

O maior erro de quem quer investir

10 Novembro, 2017 Sapien Livre 0Comment

Eu tenho uma dúzia de amigos com perfil para investir, já acumularam uma certa quantia em dinheiro, tem controle no seu orçamento e até pensaram em começar investir além da caderneta de poupança, porém todos eles têm uma coisa em comum…

NÃO FAZEM NADA

O maior erro das pessoas que querem iniciar no mundo dos investimentos e fazer seu dinheiro render um pouco mais é exatamente não fazer nada.

Pela falta de conhecimento sobre investimentos, sobre como abrir uma conta em uma corretora, falta de tempo, por dizer que ainda não tem dinheiro suficiente ou o medo de perder dinheiro. As pessoas simplesmente paralisam e não agem.

Esse é um dos maiores empecilhos para a construção de riqueza. Geralmente o indivíduo tem tanto medo de perder que acabam perdendo por deixar o dinheiro parado na poupança e as vezes até na própria conta bancária, sem nem corrigir a inflação.

Por que as pessoas não fazem nada?

Um dos maiores motivos que observo é o medo de decidir. Geralmente as pessoas querem uma receita de bolo… tipo uma fórmula pronta. Elas não querem decidir e conviver com o peso e responsabilidade de um possível erro.

Por isso, entregam essa decisão ao gerente do banco, que por sua vez vai oferecer péssimos serviços apenas para bater metas e receber bônus no final do mês.

As pessoas querem, caso dê alguma coisa errada, culpar alguém.

Entenda que o único responsável pelo seu dinheiro é você, e pode apostar, não fazer nada já é fazer alguma coisa. É preciso entender que quando não faz nada está perdendo a oportunidade de ganhar mais.

Um pequeno exemplo

Uma pessoa com capital de 10 mil na poupança perde no final do ano mais de R$ 190,00 ( na data de hoje 10/11/17) se tivesse com a aplicação em uma LCI, por exemplo.

Acha pouco, coloque isso ao prazo de 30 anos e terá incríveis R$ 33.210,00 de diferença entre um investimento e o outro. E olhe que estou falando de só 10 mil investidos.

Você vai falar… – Ahh, mas daqui a 30 anos nem sei se vou estar vivo. Ok, eu também não sei se estarei vivo também. Mas se estiver, quero estar com 33 mil a mais que você.

E repito, olhe que estamos falando de quantias pequenas. Se a simulação fosse feita com 100 mil a diferença seria de incríveis 332 mil.

Tudo isso para explicar que se você quer se tornar um investidor e alcançar a independência financeira, vai precisar sair do básico, e para isso precisa agir. Sabe qual é o melhor dia para fazer isso? HOJE!

UM PASSO DE CADA VEZ 

De o primeiro passo, nem que seja apenas pesquisando as péssimas opções de investimentos que seu banco oferece, mas faça alguma coisa.

No inicio não precisa se preocupar com ótimos resultados. O importante é criar o habito de investir, de se educar e estudar as melhores possibilidade de alocar seu dinheiro.

Não invente desculpas do tipo…não tenho tempo, pois eu não acredito nisso. Falta de tempo não existe, o que existe é falta de prioridade.

Você só dá prioridade para aquilo que acha importante e se entende que cuidar do seu dinheiro não é importante, então nunca terá dinheiro.

Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *