6 Julho, 2020 Sapien Livre 0Comment

É recorrente, chega até a dar raiva o quanto sou questionado sobre qual é o melhor investimento do momento, o que está rendendo mais.

Essa é uma pergunta de pessoas sem conhecimento em investimentos. Como já falei em posts anteriores, não existe o melhor investimento do momento. O que existe é o melhor investimento para você, de acordo com seu perfil, tolerância a risco, objetivos financeiros e momento de vida.

Neste sentido não existe o que é melhor, ou não faz sentido saber o que rende mais se não está de acordo com seus objetivos e perfil.

Se você é uma pessoa que faz esse tipo de pergunta, aqui vai a resposta:

Nada supera o aporte

Quando iniciei nos investimentos eu passei um bom tempo pensando em qual corretora abrir conta. Lembro que na época eu tinha uns dois mil reais. Como ainda tinha muita dúvida acabei gastando quase metade, e só depois de seis meses consegui fazer meu primeiro depósito para a corretora. Veja que coisa estúpida, perdi 50% do valor que tinha para investir apenas porque travei na hora de decidir a corretora ideal.

Da mesma forma, não importa se um investimento irá render 5% e o outro 7% ao ano se você não focar sua atenção em aportar, ou seja, ganhar dinheiro, poupar e investir. Ex. se você investia 100 reais por mês, então resolveu se esforçar, ganhar mais dinheiro e por consequência aportar mais, subiu seus investimentos para 300 reais. Veja, isso significa um crescimento de 300%. Não existe investimento nenhum que supere esse ganho de capital, neste caso em vez de ficar perdendo energia com o melhor investimento, procure investir mais.

Na fase de acumulação, ou seja, o período que ainda não tem muito dinheiro, a taxa de retorno dos investimentos fará pouco impacto em seu patrimônio. Tem muita gente que não investe em absolutamente nada porque não sabe qual o investimento ideal, no final acaba desistindo e gastando tudo.

Se você é uma pessoa que está em dúvida de onde investir, foque no aporte e coloque seu dinheiro na opção mais simples e fácil para você. Aos poucos irá aprender e adequar seu dinheiro em ativos e produtos financeiros mais sofisticados.

Feito é melhor que perfeito.

Imagem por Bruno /Germany – Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *