16 Janeiro, 2021 Sapien Livre 8Comment

Eu posso dizer que sou um FIRE raiz, que vivo 100% dos meus rendimentos. No entanto, essa afirmação, apesar de verdadeira, está errada, porque dentro de uma perspectiva realista nós estamos em constante mudança.

Neste caso eu “estou” FIRE, é um estágio da minha vida, por tempo indeterminado, seja por mim ou por outras circunstâncias fora de meu domínio, mas apenas um período.

Nada é fixo nem permanente

Acho que esse é o grande barato da vida, nada é permanente, estamos em constante mudança e isso é inevitável.

Ás vezes essa mudança é interna, silenciosa, ordenada e planejada. Quando podemos fazer dessa forma os impactos são mais fáceis de assimilar, muitas vezes até imperceptíveis.

Em outros momentos a mudança vem como um tsunami, um maremoto que arrebenta com tudo que vê pela frente. Neste caso é inevitável resistir, temos que aceitar e deixar ir, um novo ciclo, uma nova perspectiva que se abre em nosso horizonte.

A Independência Financeira pode e deve ser cercada de cuidados e margens de segurança, mas saiba que independente do que faça, ela não é um estado permanente, nunca será uma garantia.

Neste sentido é  importante observar quando é o momento certo de realizar seus sonhos. Seja de mudar de carreira, ter um filho, casar, descansar, se livrar de um relacionamento abusivo, largar emprego ou tacar o foda-se na porra toda. O momento certo nunca vai existir.

Cada escolha uma renúncia e, as vezes, esperar o momento ideal é o mesmo que deixar a vida escorrer entre as mãos. O perfeito alinhamento dos astros não irá trazer maior segurança para nossos planos, mesmo porque a vida está cagando para nosso planejamento.

Entre esperar o momento ideal e as dúvidas da vida, saiba que nada é fixo nem permanente.

Pense nisso.

8 thoughts on “Nada é fixo nem permanente

  1. Penso nisso sempre, Sapien! Não é porque você é raiz que não pode mudar de ideia.
    O que quer que faça, terá apoio de todos e suprimir o que o coração manda raramente é a melhor saída.
    Abraço

    1. Eh AC, não existe nada escrito em pedra. Estamos passando por uma “fase”, que por definição não é permanente. O que não pode mudar é nossa liberdade de decidir e escolher o que acreditamos ser melhor para nós.
      Abraço.

  2. Excelente reflexão, a parte que mais me toca é mais perto dos meus acontecimentos atuais seria o de esperar o momento perfeito pra “trocar de empregou ou larga tudo na grande base do foda-se” hahaa. Nada é fixo nem permanente!

    Abçs

    1. EPI, acho q vivemos momentos parecidos… E de certa forma temos plena consciência das consequências de nossos atos. Vamos que vamos!!
      Abraço

  3. Sapien Livre,

    “Cada escolha uma renúncia e, as vezes, esperar o momento ideal é o mesmo que deixar a vida escorrer entre as mãos. ”
    Por isso, o autoconhecimento é tão importante.
    Precisamos de menos distrações e mais consciência de quem somos e de qual caminho queremos realmente trilhar.

    Abraços,

    1. Vc tem toda razão, somos tão bombardeados com informações e ruídos que esquecemos de quem somos, do que queremos e acabamos seguindo o fluxo. Por um longo período de tempo eu apenas fazia as coisas q a sociedade julgava correto e adequado. Mesmo sabendo que muitas coisas não me faziam feliz.
      Obrigado pela contribuição!
      Bjos

    1. Olá Elsa, legal ter você por aqui. Sim, total. Quando temos consciência da impermanência da vida as decisões são menos pesadas e a ideia de desapego de torna mais a vida mais leve.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *