4 Abril, 2018 Sapien Livre 8Comment

Em um mundo onde a sociedade volta-se totalmente para o consumo, onde possuir uma hipoteca de imóvel é sinônimo de sucesso, onde 65% da população brasileira não faz nenhuma poupança ( Pesquisa Datafolha).

Existe um movimento que as pessoas estão indo na contramão do mundo e alcançando a independência financeira entre os 30 e 40 anos.

Você já ouviu falar do movimento FIRE?

Estes são os FIREs abreviação das palavras em inglês, Financial Independence Retire Early, em uma tradução ao pé da letra seria Independência Financeira e aposentadoria precoce.

Quando se fala em aposentadoria logo se pensa em velhice, ao que se consegue entre 60 e 65 anos e ainda em condições não muito favoráveis financeiramente falando. Sem contar que nosso sistema previdenciário cada vez mais vem se mostrando incapaz de pagar os benefícios futuros.

O MOVIMENTO “FIRE”

Traduzido como fogo em inglês, também faz alusão a um estilo de “Vida Florescente”. Pessoas comuns, com renda na média da população, estão conseguindo em poucos anos o que a grande maioria nunca irá conseguir por conta própria… A independência Financeira.

Movimento Fire

Os FIREs tentam responder a pergunta de como se aposentar aos 30 ou 40 anos, simplesmente buscando maior flexibilidade financeira e uma vida com propósito. Apesar de se buscar a aposentadoria precoce, o principal foco não é deixar de trabalhar, ao contrário, o foco é  viver com liberdade e seguir os seus sonhos.

Significa apenas que seu trabalho precisa mais de você do que você dele.

O SIMPLES FUNCIONA

A importância de ser feliz com uma vida simples, com frugalidade , as vezes é uma dádiva, outras vezes pode ser aprendida. A logica disto é básica… se pode viver com pouco, sua capacidade de poupança é maior e por consequência consegue aumentar a distancia entre quanto ganha e quanto gasta. Logo terá um caminho menor a percorrer para atingir o seu numero.( Regra dos 4%)

Importante saber que isso não tem nada a ver com avareza, mesquinhes ou qualquer coisa deste tipo.

“Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.” Sêneca

Não precisamos possuir coisas para aproveitá-las, é possível usar uma casa sem ter uma casa, é possível usar um carro sem possuir um carro, assim um mesmo bem pode ser utilizado e compartilhado por muitas pessoas, e ainda, ajudar a proteger os recursos já escassos  deste planeta.

Estes são os novos ricos, aqueles que usufruem de uma vida de riqueza sem possui-la.

A ideia é viver experiências ao invés possuir coisas.  Uma nova forma de repensar o mundo para viver melhor.

O Sapien Livre é um representante do movimento FIRE e te convida à  fazer parte desta tribo que resolveu repensar o planeta e a vida em sociedade.

8 thoughts on “Movimento FIRE – Os novos ricos

  1. Olá, sou Mel, tenho 20 anos, estou começando a ter independência financeira, sou o tipo de pessoa que está buscando projetar à mente décadas adiante, procuro entender a nova forma de pensar, como a economia funcionava a 10 anos e como está funcionando agora e como funcionará daqui a mais 10? Vire a chave! Como e quais eram os objetivos de vida dos meus pais e por que os meus são tão distintos? Ilumine a mente, veja! Eu procuro um novo método de “ser grande” quero crescer! Talvez o estilo de vida FIRE possa ter algumas respostas que estou procurando, quem quer que conheça do assunto, sou aberta a respostas enigmáticas!
    (81) 9 9757-3178
    Come on baby, let’s ride…

    1. Olá Mel, bem vinda a comunidade FIRE.

      Que ótimo que com 20 anos já tenha esse pensamento. Com certeza será um grande aliado em sua caminhada pela Independência financeira. Tenha foco e permaneça firme em seu planejamento e estude sempre.
      Muito antes do que imagina terá seus objetivos alcançados.

  2. Oi eu vivo uma vida minimalista há muito tempo, aprendi a viver tranqüila só com o necessário, consigo economizar e aplicar mais da metade do meu salário todo mês, uso o dinheiro das aplicações para viajar, desfrutar de algumas coisas mais carinhas e para garantir uma aposentadoria melhor. Acho que sou um pouco fire também, apesar dos 58 anos rsrsrs.

    1. É isso, muito bom! Não importa a idade, o importante é seguir seus valores independente do que a sociedade nos ensina como sucesso.

  3. Acho que me achei nesse site aqui. KKKKK. Estava pensando em pedir ajuda para meu “problema” que se resumia mais ou menos assim: coloco planos de comprar algo e trabalho em cima disse, sendo austero, poupando para comprar com desconto a vista, todavia quando consigo levantar o recurso deixo de comprar pois tenho pena de gastar o dinheiro. rsrsrss. Nesse sentido, já fazem cinco anos que continuo com meu carro 1.0 (super inteiro) e com meu celular já bastante surrado mas que cumpre seu papel. Em outras palavras, já podia ter trocado tanto meu carro quanto o celular por modelos ótimos, todavia, não vejo sentido racional para tanto, ainda que isto me cause um conflito interno entre poupar tendo condições para a compra e permanecer com meus usadinhos. Parabéns pelo site, ganharam um novo leitor! Forte abraço.

    1. O filosofo Kant afirmava que a verdadeira liberdade é poder dizer não aos seus próprios desejos. Ou seja, a autonomia sobre aquilo que gostaria. De forma consciente diz não por algo que acredita maior. Bem vindo ao Sapien Livre!

    1. Olá Luciana,
      Obrigado pelo convite, vou ler seu site e me inscrever. Parabéns por contribuir por uma vida mais consciente para as pessoas. Acredito muito que ajudar para educação financeira transforma vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *