4 Abril, 2018 Sapien Livre 14Comment

Em um mundo onde a sociedade volta-se totalmente para o consumo, onde possuir uma hipoteca de imóvel é sinônimo de sucesso, onde 65% da população brasileira não faz nenhuma poupança ( Pesquisa Datafolha).

Existe um movimento que as pessoas estão indo na contramão do mundo e alcançando a independência financeira entre os 30 e 40 anos.

Você já ouviu falar do movimento FIRE?

Estes são os FIREs abreviação das palavras em inglês, Financial Independence Retire Early, em uma tradução ao pé da letra seria Independência Financeira e aposentadoria precoce.

Quando se fala em aposentadoria logo se pensa em velhice, ao que se consegue entre 60 e 65 anos e ainda em condições não muito favoráveis financeiramente falando. Sem contar que nosso sistema previdenciário cada vez mais vem se mostrando incapaz de pagar os benefícios futuros.

O MOVIMENTO “FIRE”

Traduzido como fogo em inglês, também faz alusão a um estilo de “Vida Florescente”. Pessoas comuns, com renda na média da população, estão conseguindo em poucos anos o que a grande maioria nunca irá conseguir por conta própria… A independência Financeira.

Movimento Fire

Os FIREs tentam responder a pergunta de como se aposentar aos 30 ou 40 anos, simplesmente buscando maior flexibilidade financeira e uma vida com propósito. Apesar de se buscar a aposentadoria precoce, o principal foco não é deixar de trabalhar, ao contrário, o foco é  viver com liberdade e seguir os seus sonhos.

Significa apenas que seu trabalho precisa mais de você do que você dele.

O SIMPLES FUNCIONA

A importância de ser feliz com uma vida simples, com frugalidade , as vezes é uma dádiva, outras vezes pode ser aprendida. A logica disto é básica… se pode viver com pouco, sua capacidade de poupança é maior e por consequência consegue aumentar a distancia entre quanto ganha e quanto gasta. Logo terá um caminho menor a percorrer para atingir o seu numero.( Regra dos 4%)

Importante saber que isso não tem nada a ver com avareza, mesquinhes ou qualquer coisa deste tipo.

“Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.” Sêneca

Não precisamos possuir coisas para aproveitá-las, é possível usar uma casa sem ter uma casa, é possível usar um carro sem possuir um carro, assim um mesmo bem pode ser utilizado e compartilhado por muitas pessoas, e ainda, ajudar a proteger os recursos já escassos  deste planeta.

Estes são os novos ricos, aqueles que usufruem de uma vida de riqueza sem possui-la.

A ideia é viver experiências ao invés possuir coisas.  Uma nova forma de repensar o mundo para viver melhor.

O Sapien Livre é um representante do movimento FIRE e te convida à  fazer parte desta tribo que resolveu repensar o planeta e a vida em sociedade.

14 thoughts on “Movimento FIRE – Os novos ricos

  1. Olá, sou Mel, tenho 20 anos, estou começando a ter independência financeira, sou o tipo de pessoa que está buscando projetar à mente décadas adiante, procuro entender a nova forma de pensar, como a economia funcionava a 10 anos e como está funcionando agora e como funcionará daqui a mais 10? Vire a chave! Como e quais eram os objetivos de vida dos meus pais e por que os meus são tão distintos? Ilumine a mente, veja! Eu procuro um novo método de “ser grande” quero crescer! Talvez o estilo de vida FIRE possa ter algumas respostas que estou procurando, quem quer que conheça do assunto, sou aberta a respostas enigmáticas!
    (81) 9 9757-3178
    Come on baby, let’s ride…

    1. Olá Mel, bem vinda a comunidade FIRE.

      Que ótimo que com 20 anos já tenha esse pensamento. Com certeza será um grande aliado em sua caminhada pela Independência financeira. Tenha foco e permaneça firme em seu planejamento e estude sempre.
      Muito antes do que imagina terá seus objetivos alcançados.

  2. Oi eu vivo uma vida minimalista há muito tempo, aprendi a viver tranqüila só com o necessário, consigo economizar e aplicar mais da metade do meu salário todo mês, uso o dinheiro das aplicações para viajar, desfrutar de algumas coisas mais carinhas e para garantir uma aposentadoria melhor. Acho que sou um pouco fire também, apesar dos 58 anos rsrsrs.

    1. É isso, muito bom! Não importa a idade, o importante é seguir seus valores independente do que a sociedade nos ensina como sucesso.

      1. Sou personal trainer e trabalho 14 horas por dia nos dias de semana e 9h nos finais de semana. Tenho 27 anos e pretendo me aposentar aos 35. Consigo investir 50% do que ganho. Que bom que existem pessoas que pensam como eu.

        1. Olá Levi,

          Que legal, vc com certeza, com essa taxa de poupança vai chegar a independência financeira ainda bem jovem. Só tome cuidado com o excesso de trabalho, as vezes é melhor caminhar com um pouco mais de calma mas chegar ao objetivo sem traumas. Se observar que está perdendo saúde ou paz de espirito, desacelere.
          Existem muitas pessoas com o mesmo pensamento que o seu, apesar de sermos poucos, temos bastante engajamento.
          Seja bem vindo ao Movimento FIRE.

          Abraço.

  3. Acho que me achei nesse site aqui. KKKKK. Estava pensando em pedir ajuda para meu “problema” que se resumia mais ou menos assim: coloco planos de comprar algo e trabalho em cima disse, sendo austero, poupando para comprar com desconto a vista, todavia quando consigo levantar o recurso deixo de comprar pois tenho pena de gastar o dinheiro. rsrsrss. Nesse sentido, já fazem cinco anos que continuo com meu carro 1.0 (super inteiro) e com meu celular já bastante surrado mas que cumpre seu papel. Em outras palavras, já podia ter trocado tanto meu carro quanto o celular por modelos ótimos, todavia, não vejo sentido racional para tanto, ainda que isto me cause um conflito interno entre poupar tendo condições para a compra e permanecer com meus usadinhos. Parabéns pelo site, ganharam um novo leitor! Forte abraço.

    1. O filosofo Kant afirmava que a verdadeira liberdade é poder dizer não aos seus próprios desejos. Ou seja, a autonomia sobre aquilo que gostaria. De forma consciente diz não por algo que acredita maior. Bem vindo ao Sapien Livre!

    1. Olá Luciana,
      Obrigado pelo convite, vou ler seu site e me inscrever. Parabéns por contribuir por uma vida mais consciente para as pessoas. Acredito muito que ajudar para educação financeira transforma vidas.

    1. Ola Amanda,

      Que bom ouvir(ler) isso de você. Obrigado pela audiência, espero que possa conteibuir para seu crescimento e conhecimento sobre dinheiro e vida.

      Grande Abraço

  4. Obrigado por divulgarem os princípios do movimento FIRE. Toda referência a respeito vinda de alguém familiarizado com a realidade brasileira é mais que bem-vinda pra mim, já que tenho o objetivo não só de alcançar a liberdade financeira, mas também conhecer pessoas que tenham um propósito parecido com o meu.

    1. Olá Henrique,

      Eu quem agradeço suas palavras. Precisamos mesmo fortalecer esse movimento aqui no Brasil. Pessoas que compartilham do mesmo objetivo são raras, então realmente é muito bom conhecer pessoas que estão nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *