13 Fevereiro, 2020 Sapien Livre 2Comment

Todo mundo que conhece juros compostos, sabe que o principal ingrediente para que ele seja explosivo é o tempo. É exatamente por isso que começar a investir cedo é tão importante para a independência financeira.

Com o Movimento FIRE, quando atingimos a independência financeira, deixamos de trabalhar ou paramos de trabalhar apenas por dinheiro, se dedicando a atividades que, muitas vezes, não remuneram ou pagam pouco. Assim deixamos de fazer aportes e passamos a viver apenas dos rendimentos dos investimentos tendo o crescimento do patrimônio comprometido pelas retiradas, anulando os juros compostos.

Existe um grande problema quando consideramos essa estratégia, entendendo os efeitos dos juros compostos, cada real gasto hoje poderia representar algumas dezenas de reais no futuro. Como estamos considerando aposentadoria por volta dos 30/40 anos, ainda existem mais 40 anos para serem percorridos pela frente.

É bem possível que durante um período tão grande de tempo nossas vidas mudem, nosso padrão de vida também, e é provável que aconteça algo de ruim em nossas vidas, como por exemplo uma doença crônica de familiares, ou coisas boas como o nascimento de um novo filho. Eventos inesperados podem trazer grandes consequências para um plano FIRE.

Neste sentido, quando largamos o emprego em plena capacidade física e mental, temos que ter a consciência de que estamos também abrindo mão de alguns milhares de reais no futuro. A grande pergunta que devemos nos fazer é qual é nossa margem de segurança? Não sabemos o que pode acontecer no futuro, porém é possível analisar onde estão nossos pontos fracos, nossas fragilidades e criar formas de mitigar esses riscos.

Exemplo, se você tem plano de saúde e seus pais não. É bom pensar em incluir o custo de um convênio para eles também (caso eles não passam pagar), pois se adoecerem, é bem provável que você tenha que custear o tratamento e isso pode levar o patrimônio, formado a duras penas por toda uma vida, ser torrado em poucos meses.

Como diz Nassin Taleb, qualquer exposição que possa levar a ruína, por mínima que seja a possibilidade, deve ser evitado. Nunca saberemos quando acontecerá o próximo Cisne Negro, a única coisa que sabemos é que ele irá acontecer e é neste momento que a gente vê quem está despreparado.

Imagem por DreamyArt – Pixabay

2 thoughts on “Movimento FIRE e o risco da ruína

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *