8 Dezembro, 2017 Sapien Livre 0Comment

Muita gente vive buscando fórmulas complexas para operar no mercado financeiro, descobrir preço de entrada e saída. Outros fazem análises e relatórios enormes porém acabam negligenciado um aspecto simples de compreender para qualquer investimento.

O vento apaga a vela e energiza o fogo…você quer ser o fogo e deseja o vento” – Nassin Taleb

Este trecho do livro Antifrágio do autor Nassin Taleb, um dos maiores pensadores vivos da atualidade, representa bem como defendo uma boa estratégia de investimento.

O mercado de ações brasileiro é muito volátil, um constante sobe e desce, na verdade parece mais uma roda gigante. Vulnerável aos nossos políticos, ao câmbio, ao mercado externo entre outras coisas.

Porém este é um dos grandes diferenciais que fazem do nosso mercado, a meu ver, muito atrativo. 

NO MERCADO FINANCEIRO PARECE QUE NÃO GOSTAMOS DE DESCONTOS

Imagine que você foi ao mercado e comprou uma coca cola por $1. No dia seguinte voltou ao mercado, e para sua surpresa, o preço caiu pela metade para $0,50. Você, por gostar muito de coca cola resolve comprar mais, porém com o mesmo $1 você leva duas e sai feliz da vida.

A grande pergunta é… Por que quando isso acontece com os investimentos as pessoas ficam tristes, assustadas ou melhor, em pânico. No mundo dos investimentos a maioria das pessoas venderiam o que compraram amargando 50% de prejuízo.

Oras, se os fundamentos permanecem os mesmos, porque o pânico?

PAU É PAU E PEDRA É PEDRA

Antes de mais nada é importante entender a diferença entre preço e valor.

Preço é aquilo que se paga, no  exemplo foi $1. Valor é aquilo que se leva, neste caso a Coca Cola.

investimentos

Se você sabe que seu investimento tem valor, não existe o menor motivo para se preocupar com a retração do mercado. Na verdade o bom investidor fica feliz quando o preço cai, pois seu dinheiro poderá comprar mais valor.

O sobe e desce da bolsa brasileira, como também os ciclos econômicos e todo estresse gerado pela incerteza do mercado são benéficos, são como músculos que precisam ser estimulados para que fiquem mais fortes, ou como citado no início deste artigo:

Assim como o vento apaga a vela e energiza o fogo… você quer ser fogo e deseja o vento – Nassin Taleb

Seja fogo e deseje o vento, use-o como alimento e cresça. Aprenda a enxergar valor e não preço, seja um mestre nessa arte e pedirá a desordem, a instabilidade e até o caos para prosperar em qualquer área da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *