12 Dezembro, 2018 Sapien Livre 5Comment

Todos os meses saem carteiras mensais e semanais de corretoras e casas de analise. O engraçado que todas recomendações de ações possuem preços estimados para 12 meses.

Vocês podem até discordar, mas nunca vi nenhuma corretora acertar esses preços ao final do período, o pior, muitas vezes esses preços são revisados poucos dias depois.

TODO INVESTIDOR É UM SOLITÁRIO EM SUA JORNADA

Lembram da recomendação para compra de PETR4 com a oferta de capitalização do pré-sal, poucos anos atrás? Todas as corretoras estavam recomendando a compra, uma semana depois da oferta, as mesmas corretoras retiraram a recomendação.  E as empresas X? lembram das recomendações sem nenhum fundamento?

Eu pergunto: Por que?

Quais as questões éticas e de interesse financeiro estão acima do interesse do investidor individual? 

A bola de cristal dos analistas das corretoras mudam tão rápido quanto o humor do mercado e o interesse financeiro escondido na indicação.

Cadê as corretoras que indicavam as empresas X como se fossem a maior maravilha do mundo?

Esses analistas precisam recomendar empresas mesmo quando não deveriam recomendar não fazer nada. É necessário justificar seus empregos, precisam produzir alguma coisa.

Warren Buffet chamava esses corretores de balconistas de farmácia. Quando cliente vai a uma farmácia pedir a recomendação de algum remédio, eles sempre fazem alguma recomendação, mesmo sem a necessidade de recomendar absolutamente nada.

O melhor caminho para comprar boas ações é estudar a empresa, os fundamentos e o mercado. Se você é um investidor de análise técnica deve buscar os seus próprios indicadores e pontos de compra e venda.

Se for valer de palpites e indicações, tenha certeza do que está fazendo. Se der tudo errado não poderá culpar quem fez a indicação pois você será o único culpado.


“A expectativa atrapalha a realidade” – Ludmilla Simidamore

Todo investidor é um solitário, não seja como uma criança que acredita em tudo. Eu sempre recomendo que haja por seus próprios meios. Neste sentido estudar é fundamental pois as expectativas criadas por recomendações podem ser a sua ruína.

É necessário dedicar tempo e esforço. Conheço pessoas que realmente precisam de ajuda para investir, mas mesmo estas não podem confiar cegamente nos especialistas pois a maioria deles está agindo por seus próprios interesses.

Quando alguma coisa der errado, pode ter certeza, em algum momento vai dar errado. O único culpado será você, aprenda a ser um solitário pois todo investidor estará sozinho em sua própria derrota ou sucesso. 

Imagem por  harutmovsisyan

Posts Relacionados

5 thoughts on “TODO INVESTIDOR É UM SOLITÁRIO

    1. Olá Marcos,
      inicialmente você pode fazer cursos gratuitos oferecidos pela B3, online e outros sites e blogs na internet, além de livros. Uma simples pesquisa irá encontrar muita informação de qualidade e gratuita. Também recomendo que abra conta em uma corretora e comece a fazer investimentos aos poucos e conforme for adquirindo conhecimento e confiança vai aumentando a quantia investida.
      Procure focar no longo prazo e tenha sempre em mente seus objetivos na hora de escolher um investimento. Depois, quando estiver com maior conhecimento, poderá pagar por cursos para se aprofundar no assunto.

      Abraço.

  1. Artigo relevante. Acontece o tempo todo. São muitos analistas e assessores com conflitos de interesses fazendo indicações. Como diz Taleb, sem ter a pele do analista em risco tais analises devem ser tomadas como meras sugestões a ser escrutinadas com segundas e terceiras opiniões. Da mesma forma quando vamos ao médico.

    1. Olá Max, ótima colocação.
      Gosto muito do Taleb, sem dúvida uma das maiores mentes pensantes, um mito ainda vivo, que temos oportunidade de acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *