24 Setembro, 2019 Sapien Livre 0Comment

A exemplo da caminhada para a independência Financeira não ser sexy, investir também não é o que as pessoas pensam. Aquela imagem de filmes cheios de emoção com pessoas gritando, gráficos saltando em quatro telas diferentes para que tome uma decisão, que em um clique, poderá ganhar milhões. Toda aquela badalação de uma pessoa famosa não passa de ilusão.

Investir é tão excitante quanto ver grama crescer

Para se tornar um investidor de sucesso irá precisar estudar, ter bastante disciplina e principalmente muita paciência. A rotina de um investidor, após a tomada de decisão se limita a esperar e, em alguns momentos, fazer algumas revisões, mas tenha certeza que nada disso é emocionante.

O senhorzinho na foto de capa deste post é o Bilionário Luiz Barsi, maior investidor pessoa física da balsa brasileira. Essa é a imagem de um investidor de sucesso.

Para os investidores de primeira viagem, tudo pode parecer muito excitante. Cada investimento novo é acompanhado de grande emoção e a falta de controle desta emoção é um verdadeiro cemitério de investidores. As pessoas pensam que essa excitação  inicial é permanente, mas na verdade conforme os dias vão passando e você vai ganhando experiência, percebe que trata-se apenas de mais um processo dentro de sua rotina.

Não confunda Investir com especular

Os Traders (ou os que pensam que são) que operam gráficos, procuram ganhar dinheiro com a compra e venda de ativos no mercado financeiro é quem passam essa imagem. Os traders, apesar de serem poucos os que ganham, predominam no imaginário popular quando se fala de bolsa de valores, principal porque o cinema propagou essa imagem aos quatro quantos do mundo. A coisa seria como um verdadeiro cassino onde algumas pessoas enriquecem da noite para o dia.

As empresas, corretoras e casas de análise também dão grande contribuição para essa imagem, aqui no Brasil quem nunca ouviu falar da Bettina da Empiricus. São propagandas como essas que causam uma imagem distorcida do mundo dos investimentos e ainda criam falsas expectativas nos iniciantes e mal orientados.

A especulação é realmente muito emocionante, ela traz a visão de enriquecer no curto prazo, de operar na bolsa enquanto toma uma caipirinha na praia. É exatamente essa imagem que confunde as pessoas para o que realmente é um investidor. É esse tipo de mentalidade que faz o Bitcoin ter mais que o dobro de teóricos investidores que a bolsa de valores. Essa galera mal sabe o que é blockchain mas não querem ficar de fora.

A famosa estratégia do jacaré, parado, quase que imóvel com a boca aberta, só aguardando algum pássaro desprevenido pousar sobre ela. Poderia dizer que em frações de segundos o jacaré caçou sua refeição, mas na verdade foram anos de treino e paciência para aprender essa técnica, que aprimorada ao longo do tempo,  faz esse animal ser um dos melhores caçadores da natureza.

Ser um investidor de sucesso é quase zero emoção, paciência e muito tempo disponível. São essas características o que investidores bem sucedidos tem em comum, isso que lhes permite sempre encontrar boas oportunidades enquanto a maioria da pessoas estão correndo de um lado para o outro.

Imagem por ações garantem o futuro ( Luiz Barsi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *