27 Outubro, 2020 Sapien Livre 2Comment

Como investir e lidar com os investimentos em tempos de pandemia?

Essa é uma questão que venho recebendo por muitos amigos e pessoas próximas. Afinal de contas, como lidar com investimentos nestes tempos de incerteza?

Minha resposta é : exatamente igual ao que fazia quando estava em “tempos normais”. Investir é focar no longo prazo, neste sentido não é possível mudar estratégia a cada acontecimento que venha a nos surpreender.

Claro, correções e ajustes podem e devem ser feitos, no entanto, a estrutura, o esqueleto deve ser mantido pois é somente através da ação do tempo aliado aos juros compostos que os resultados aparecem.

Qual melhor investimento?

Em tempos de crise oportunidades aparecem para quem está preparado. É clichê, mas não deixa de ser uma grande verdade. Neste caso o que muitos podem ver como risco se torna grande oportunidade para quem está preparado e disposto a correr risco.

Uma coisa é certa, quem tem caixa (reserva de oportunidade) é rei. Ter recursos financeiros para aproveitar o pânico e comprar ótimos ativos com preço baixo fará uma diferença enorme quando tudo isso passar, mas o melhor investimento sempre será em conhecimento e experiência.

E o Dólar?

Tenho observado um movimento grande de investidores, inclusive aqueles com pouco recursos e conhecimento, fazendo investimentos fora do país. Essa é uma estratégia de diversificação para proteger os investidores do risco Brasil válida, só não sei se neste momento ainda é vantajosa.

Adivinhar a citação do Dólar é impossível, no entanto parece que é consenso que já está alto. A pergunta que fica é será que vai continuar subindo? A nossa inflação é dolarizada no formato de comodites que afetam diretamente o poder de compra das famílias. É uma falácia dizer que a inflação está baixa e sobre controle.

Neste sentido investir em moeda forte tende a ser necessário para todo investidor.

Vale começar investir agora?

Na minha opinião é sempre válido investir, independente do momento. Devagar e com aportes a conta gotas. Essa é a forma de investir, não importa se vivemos pandemia ou qualquer outro tipo de crise.

Sempre haverá oportunidade de fazer bons investimentos se estiver preparado e disposto a dedicar parte de seu tempo para estudar e analisar investimentos.

No início da pandemia, com todo aquele pânico que se criou nas bolsas do mundo inteiro, muitos colegas da comunidade FIRE se mostraram desanimados, até acreditando que o sonho da IF deixaria de acontecer. Hoje percebo que aqueles que se mantiveram firmes e não venderam seus investimentos de forma desesperada, estão bem, talvez com até com mais ânimo que no início do ano, pois apesar da maior crise de saúde da história recente, estamos firme e fortes na caminhada FIRE.

Imagem pJoshua Woroniecki

2 thoughts on “Investimentos em tempos de pandemia

  1. Foi difícil ter sangue frio quando tudo derretia em Março, mas hoje digo que vale a pena.

    Estou olhando para a minha carteira de renda variável com +8% de rentabilidade no ano, será que se não fosse esse mergulho da bolsa eu conseguiria entregar no final do ano uma rentabilidade dessa? Talvez não, estava um pouco esticado em 117 mil pontos.

    Agora sobre investir no exterior, eu tenho me limitado a IVVB11 e inclusive será o aporte desse mês de outubro, acho que é válido investir em dólar ou ativos no exterior, o que lamento é que da mesma forma que a bolsa brasileira virou modinha nos últimos anos, parece que é a modinha que tá guiando a migração de recursos para NY, o mercado americano é complexo, a economia americana é complexa, a maioria da galera nunca foi para os EUA, nunca morou nos EUA e mesmo os que foram são apenas aqueles “turistas padrões” que ficam lá uma semana em Orlando e NY e acham-se americanos demais. Talvez o investimento no exterior deva ser refletido com um pouco mais de humildade pelos investidores brasileiro, dar preferência pelos ETFs é uma boa ideia, pelo menos parece melhor do que investir a dedo nas empresas que não conhecemos a realidade.

    Abraços,
    Pi

    1. Olá Poupador,

      Parabéns pelo seu ótimo resultado. Sintetiza exatamente o que coloquei no post. Aqueles que se mantém firmes em seus objetivos sem desviar rota serão os vencedores.
      Você tem razão sobre a modinha de investimentos no exterior, vejo muita gente que não tem conhecimento de Brasil já querendo investir em dólar.
      Sei que montar uma estratégia de proteção de carteira é muito importante, só não sei se o momento e a forma que a maioria das pessoas estão fazendo é o ideal.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *