27 Janeiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

A independência financeira (IF) é um dos maiores propósitos da existência deste blog, mas será que este conceito está bem claro para você? 

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Existem muitas definições para Independência financeira, vamos ver algumas delas:

Independência Financeira está diretamente relacionada à geração mensal de um fluxo de renda, de caráter perpétuo, que seja capaz de manter aquele padrão e qualidade de vida por tempo indeterminado.” (Roberto Navarro, Escritor e Coach Financeiro)

“… Independência Financeira é poder viver dos frutos dos seus investimentos, do seu patrimônio. Para alguns significa deixar de trabalhar, se aposentar. Mas Independência Financeira significa mais do que isso, significa Liberdade” ( Gustavo Cerbasi – Escritor e Guru da educação financeira)

Basicamente, é quando você não precisa mais da receita do seu trabalho para manter o seu padrão de vida”. ( Ramiro G. Ferreira – Educador Financeiro)

A melhor definição deste conceito que já vi, é o apresentado no livro Your Money or Your Life ( Dinheiro e vida ) de Joe Domingues e Vicki Robim, com certeza esse é o melhor livro sobre frugalidade de todos os tempos, super recomendo a leitura. Definem da seguinte forma:

A Independência Financeira é qualquer coisa que faça com que você deixe de depender do dinheiro para conduzir a sua vida

Independência Financeira

VIVER DE RENDA É CONSQUENCIA DA VIDA

Entenda que, um dia, todos nós iremos viver de renda, seja pela aposentadoria tradicional, teoricamente garantida pelo governo ( só que não), por algum plano de previdência privada ou outro tipo investimento que gere renda passiva.

Em ultima hipótese será sustentado pela renda da  família, seja filhos ou parentes mais distantes que irão custear os seus gastos até a sua morte. De qualquer forma, um dia, todos viveremos de renda. 

É possível adquirir recursos financeiros para alcançar a Independência Financeira em um período de tempo muito inferior à aposentadoria tradicional, sem depender de qualquer fonte que não seja apenas de seus investimentos.

Antes disso, é necessário adquirir Inteligência Financeira que levará à Integridade financeira . Apoiado nestes conceitos, será possível ir em busca de seu número para a liberdade financeira.

Desta forma, conclui-se que a independência financeira nada mais é que um subproduto do amadurecimento sobre finanças e vida, não é possível separar uma coisa da outra.

A Independência financeira acaba por ser o processo resultante de quem enxerga a vida por um novo olhar, menos voltado para o consumo e mais atrelado a suficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *