8 Abril, 2018 Sapien Livre 0Comment

Eu escrevo constantemente sobre independência financeira abordando diferentes aspectos. Falo de aspecto comportamental, psicológico, estilo de vida, frugalidade, sentimento e dinheiro, aspectos filosóficos entre outros.

Para quem acha que tudo isso é conversa para boi dormir, que se diz prático, este artigo é para você. Principalmente pensando que cada um tem um estilo de vida diferente do outro, você acha que tudo que escrevo não condiz com seu estilo de vida,  vai poder fazer seu próprio planejamento.

A independência financeira pode ser simplesmente traduzida em números, com matemática simples. É possível saber, independente de quanto ganha, quando conquistará a independente financeira.

OS INGREDIENTES

  • Ganho líquido anual
  • Capacidade de poupança
  • Retorno anual dos investimentos

Observe a tabela abaixo, nela pode ver em quanto tempo conseguirá conquistar sua aposentadoria antecipada. Considerando uma taxa de poupança anual de 10%, o que não é ruim pois a grande maioria da população brasileira não poupa absolutamente nada. Ainda assim, precisará de intermináveis 51 anos para se aposentar.

Faça seu calculo acessando o link abaixo ( Os dados estão em inglês)

Calculadora da Independência financeira – (tabela desenvolvida por networthify.com)

Quer poupar apenas 5% anual de sua renda, se prepare para trabalhar 66 anos. Observe que não importa quanto ganha, a importância está na sua capacidade de poupança.

Se for esforçado e conseguir poupar 50% dos seus recursos poderá se aposentar em apenas incríveis 17 anos. Ou seja, se alguém com 20 anos começar hoje fazer poupança anual de 50% do que ganha, mantendo seu estilo de vida, aos 37 anos não irá mais precisar trabalhar por dinheiro na vida.

Agora se você for uma pessoa afortunada, tiver uma boa renda, pouca despesa e puder poupar 75% de sua renda, o pulo do gato pode ser dado em apenas incríveis 7 anos. Já parou para pensar nisso? Não é fantástico?

indepêndencia financeira

A calculadora se baseia em uma taxa de retorno de 5%, desconsiderando a inflação. Desta forma os 5% devem ser acrescido de inflação para que se obtenha a taxa real.

Aqui no Brasil, apesar da queda dos juros, ainda é possível fazer bons investimentos de forma segura com retorno de 5% + inflação sem muito esforço. Como por exemplo, Títulos de Tesouro Direto pré-fixados + IPCA.

Resumindo, se quer reduzir independência financeira apenas a números, poderá utilizar a tabela e a calculadora e esquecer os outros artigos deste blog. As informações são suficientes para saber o tempo e recursos que precisa para chegar aonde deseja.

Porém como fazer é outra história, assim como saber que precisa de X calorias em uma dieta quase nunca funciona para conseguir emagrecer, apenas saber quanto deve poupar também não irá te levar em lugar algum. Por isso, recomendo doses homeopáticas dos artigos deste blog, duas vezes por semana e em pouco tempo adquirirá a mentalidade necessária para alcançar seus sonhos.

Este artigo foi inspirado no artigo de Mister Money Mustache (www.mrmoneymustache.com/2012/01/13/the-shockingly-simple-math-behind-early-retirement/)

Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *