13 Outubro, 2018 Sapien Livre 0Comment

Com tanto estimulo para  gastar dinheiro fica muito difícil fazer economias e principalmente investimentos de longo prazo visando a independência financeira.

Somado a isso, são muitas datas comemorativas que quase nos obriga a gastar dinheiro, todas com um forte apelo emocional. São aniversários, dia das mães, pais, crianças, natal, ano novo, casamentos, batizados entre outras festividades.

Neste sentido passamos a acreditar que não teremos nunca a oportunidade de fazer investimentos, já que quase nunca sobra algum dinheiro.

Criar hábitos saudáveis de gestão financeira se torna muito importante, já que a pressão social e inclusive nossa rotina diária pode trabalhar contra os planos de aposentadoria antecipada.

7 – HÁBITOS PARA ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA RÁPIDO

1. Sacar dinheiro antes de ir as compras

Parece uma volta ao passado, afinal de contas hoje é possível fazer compras sem nenhum dinheiro no bolso, basta ter um cartão de crédito ou débito. Mas quando saca o recurso antes de ir às compras você automaticamente limita seus gastos ao que planejou inicialmente.

2. Não faça dívidas desnecessárias

Sempre afirmo que não existe nada que mais fragiliza uma pessoa do que dívidas. Existem pessoas que criaram a mania de comprar tudo a prestação, até comida.

Entenda, não estou falando que todo financiamento é ruim, porém se deseja manter um poder de compra, procure possuir o mínimo de dívidas possíveis. Nem pense em financiar gastos que são recorrentes, como compras de supermercado pois no próximo mês terá de fazer um novo parcelamento, até que chega um dia que toda sua renda já estará comprometida com dívidas.

Para eventualidades, tenha uma reserva de emergência.

3. Saber para onde estar indo seu dinheiro

Este é um dos principais hábitos a serem observados e também um dos mais difíceis de cumprir, afinal de contas dá trabalho ficar anotando todos seus gastos e depois fazer analise mensal destas despesas. Mas acredite, irá se surpreender com a quantidade oportunidade que encontrará para fazer economias.

Existem  muitos aplicativos gratuitos que facilitam esse processo. Com uma pesquisa rápida no google encontrará o app que melhor se adapta ao seu estilo e perfil. Não espere, comece hoje.

4. Recompensar você mesmo

Um dos maiores erros de quem quer ajustar sua vida financeira é pensar que não poderá se divertir, gastar dinheiro com coisas que lhe dá prazer ou o famoso conselho de cortar o cafezinho.

Obvio, não poderá fazer tudo que gostaria, mas nem por isso deixará de se divertir. Saiba o que te faz realmente feliz e estabeleça um valor mensal para gastar com diversão sem culpa.

5. Ganhar dinheiro extra

Estamos acostumados a dar muita atenção a questão de reduzir custos, mas criar hábitos para ganhar dinheiro é uma das formas mais fáceis de começar a investir. Seja crescendo profissionalmente ou criando uma jeito de fazer  renda extra. É possível fazer freela em eventos, criar coisas para vender ou prestar algum tipo de consultoria.

A renda extra poderá ser utilizada 100% para começar seus investimentos e também manter os aportes mensais.

6. Guardar dinheiro

Do que adianta ganhar bem se gasta tudo? Conheço pessoas que possuem diferentes níveis de renda, mas observo que quase todas gastam 100% do que ganham, inclusive as com alta renda.

Obvio que existem pessoas que estão brigando para fazer a compra do mês ou pagar o aluguel devido a baixa renda. Mas também sei que uma boa parcela destas pessoas ostentam telefones de 4 mil reais, roupas caras, viagens entre outras coisas desnecessárias.

A grande verdade é que não existe mágica, você precisa guardar parte de sua renda e não pode ser resto, não pode ser o que sobra. Separe um percentual da renda mensal e transfira para uma conta de investimentos.

Pague-se primeiro.

7. Investir com eficiência

Não adianta só ganhar dinheiro, é preciso também fazer bons investimentos, desta forma é necessário criar o habito de estudar sobre sua capacidade de fazer o dinheiro render mais. Obvio, não precisa ser tornar em um especialista, um trader ou qualquer coisa do tipo.

Aprenda a tomar suas próprias decisões de forma consciente, sabendo que um dia vão te oferecer coisas ruins e terá ferramentas para se defender de aproveitadores. Pense por seus próprios meios.

A independência Financeira não é para qualquer pessoa. Trata-se de um caminho longo a ser percorrido e poucas pessoas estão dispostas a pagar o preço.

Criar hábitos que ajudem nesta empreitada deixa tudo mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *