28 Março, 2018 Sapien Livre 0Comment

Como diz o famoso ditado… “prevenir é melhor que remediar”. A gestão de risco pessoal é um dos assuntos mais negligenciados, porém de extrema importância no planejamento de suas finanças pessoais.

Imagine as seguintes situações… Sofreu um acidente que irá te impossibilitar de trabalhar por um longo período de tempo;

Descobriu uma doença grave e vai precisar despender altos custos com tratamento, além de ficar impossibilitado de trabalhar neste período.

GESTÃO DE RISCO

Estas são duas situações a qual todos nós estamos sujeitos a passar. A questão que fica é… – Como você está preparado para passar por isso se acontecesse com você?

Neste artigo vou abordar a gestão de risco que pode causar exposição financeira em função de riscos pessoais. O foco é mitigar a possibilidade de perdas referente problemas com a saúde, incapacidade, responsabilidade civil e fragilidade  de seus bens duráveis.

Caso seja negligente com este assunto, toda sua estratégia e planejamento podem ser comprometidos por uma infelicidade do destino que não tivemos o cuidado de pensar.

Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré baixa.”  Warren Buffett

Acredite, todos os dias coisas ruins acontecem para pessoas boas, por isso, é extremamente necessário pensar em formas de minimizar estes riscos.

É necessário buscar estratégias e técnicas para contratação de seguros. Estes produtos são muito importantes para nos prevenir de problemas futuros que podem acabar com um patrimônio construído durante toda a vida. Contratar seguro não é uma despesa desnecessária, acredite, é um investimento.

PRINCIPAIS RISCOS A SEREM OBSERVADOS

SAÚDE 

Não é de hoje que os serviços de saúde publica em nosso país não são dos melhores. Somente quando precisamos é que nos damos conta de quanto é deficitários estes serviços. Se for necessário pagar por exames e consultas o valor despendido é absurdo.

Contratar convênio/plano de saúde adequado as suas necessidades e de sua família evita muitos problemas. Entender as coberturas, tipos de planos e carência exigida pela operadora toma tempo mas evita surpresas.

PATRIMÔNIO

Possuir um patrimônio é muito gratificante, porém junto com ele vem a necessidade e preocupação de preservar o que foi conquistado.

Roubos, incêndios, enchentes são exemplos de problemas que todos nós estamos sujeitos. A busca de proteção para seu patrimônio muitas vezes é encarada como uma despesa, considere um investimento.

Nesta modalidade podemos incluir os principais bens das pessoas, que são seu imóvel e veiculo. A contratação de seguro residencial costuma ser muito vantajosa em comparação ao preço que se paga pela apólice com o valor do imóvel.

Possuir um carro quase que automaticamente significa contratar seguro. É muito arriscado ter um veiculo sem seguro e mesmo se alegar que o veiculo tem baixo valor, a contratação é valida pois você pode ser responsabilizado por prejuízo de terceiros. Imagine errar uma baliza e bater em uma Porsche? ( Merdas acontecem).

Um pequeno parentese sobre estes seguros. Só precisam se preocupar com eles quem é dono. Escrevi os artigos abaixo que falam sobre algumas desvantagens de ser dono:

 3 GRANDES VANTAGENS DE ALUGAR

NÃO SEJA TONTO, PADRÃO DE VIDA NÃO TEM NADA A VER COM FELICIDADE

HABITACIONAL

Risco de morte ou invalidez do provedor da família, a necessidade de manter o pagamento de parcelar ou aluguel. Um seguro que não é dos mais baratos mas ajuda com o pagamento de despesas em momentos difíceis da vida.

Ainda existem alguns seguros especiais particular a profissões especificas, como por exemplo alguém que necessita muito do corpo para trabalhar. Onde qualquer perda de mobilidade pode inviabilizar a profissão, seguros especiais podem ser contratados.

Para contratação destes serviços é importante checar a sua real necessidade e observar se as coberturas irão lhe atender perfeitamente.

Além disso, é muito importante passar informações verdadeiras às seguradoras, mesmo que isso implique em preços maiores. Pelo menos não correra risco de não receber o prêmio por negligenciar informações importantes.

A gestão de risco é um item que muitos de nós negligenciamos e que pode comprometer nossos sonhos de realização futura. Não deixe que isso aconteça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *