25 Fevereiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

Uma das maiores discussões em investimento e finanças pessoais está relacionada entre ganhar mais ou economizar.

“Ganhe mais do que gasta e em algum espaço de tempo ficará rico, aumente sua renda e consequentemente terá mais sobra de dinheiro”.

Já outros pedem para focar em economizar, viver de forma simples e por não ter muitas despesas terá recursos para patrocinar sua aposentadoria antecipada.

COMO ESPECIALISTAS FINANCEIROS TE AJUDAM A SECAR GELO

Quase todos consultores, planejadores ou especialistas em finanças pessoais tentam criar uma “receita de bolo”, do tipo. – Economize 10%, 20% ou 30% do que ganha e ao longo do tempo terá sua aposentadoria.

O grande problema desta metodologia é que você nunca poderá antecipar sua independência financeira, pois assim que sua renda aumenta e você se comprometeu a poupar, por exemplo 10%, automaticamente faz seu custo de vida subir junto com a renda. Ganhar mais significa também gastar mais, o crescimento da renda será anulado pelas despesas que também aumentarão.

Aqueles que focam apenas em poupar o máximo possível procuram aumentar o GAP entre o que ganha e o que gasta. O problema desta metodologia é que você gostaria de ter e consumir mais. Seria como fazer regime sem uma reeducação alimentar. Ao se privar em excesso, em algum momento poderá se auto sabotar perdendo tudo que conquistou.

O segredo para a independência é muito simples. Descubra o seu número.

Ao saber onde quer chegar, será muito mais fácil alcançá-lo, tanto ganhando mais quanto economizando o que for necessário. Se sabe onde quer chegar criará estratégias para antecipar seu objetivo. Irá viver com mais consciência e feliz por fazer do caminho um estágio permanente de satisfação.

Entre ganhar mais e economizar escolha os dois. Além disso é necessário criar renda passiva, somente através de fluxo de caixa positivo conseguirá independência financeira.

POUPANÇAO foco é aumentar a distância entre os dois e investir em criação de renda passiva. Criar renda residual é o principal ingrediente para a conquista da liberdade.

Imagine que se esforçou bastante e possui uma renda de 100 mil por ano. Suas despesas giram em torno de 60 mil, neste caso sua economia é de 40 mil. Fazendo investimentos com retorno de 7% ao ano em renda fixa, terá em apenas 19 anos sua aposentadoria com uma renda residual de 60 mil ao ano.

Vamos lá… de 0 para a aposentadoria em 19 anos. Não é incrível?

Entre ganhar mais e economizar escolha os dois, pois é a combinação de ambos que lhe possibilitará agir com mais precisão e segurança, adquirindo integridade financeira.

Você pode escolher investir em sua educação e profissão para ganhar mais ou então deixar de comprar um carro, ou pode mudar para alguma cidade com menor custo de vida. É possível trabalhar nas duas frentes e melhorar todos aspectos.

Entenda que é você quem escolhe qual jogo quer jogar, ou melhor, você escolhe se quer entrar no jogo ou não.