11 Janeiro, 2018 Sapien Livre 0Comment

O investimento mais desejado por quase todo brasileiro são os imóveis. Os motivos são muitos, seja porque conhecem alguém que enriqueceu com isso, porque é tijolo e isso dá uma impressão de segurança.

Muitos dizem que sempre se valoriza, entre outras razões os brasileiros aprenderam a amar e sonhar em adquirir um ou muitos imóveis.

Não vou aqui, neste artigo, argumentar se esses motivos são bons ou não, mas o fato é que poucas pessoas podem comprar um imóvel. E se for um imóvel comercial pior ainda, são necessários alguns milhões para ter acesso a este tipo de investimento.

E se eu te disser que existe uma forma de comprar imóveis com pouco dinheiro, seja um escritório na mais famosa Avenida de São Paulo ou um Shopping Center de alto padrão no Rio de Janeiro e já no mês seguinte receber aluguel destes imóveis. Você sabia que isso é possível?

FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Sem dúvida, fundo imobiliário é a forma mais simples, segura e rentável de investir em imóveis, neste artigo vou apresentar do que se trata e as principais características desta modalidade de investimento, ainda pouco conhecida pelos brasileiros.

O QUE É

Imagine que gostaria de comprar um prédio na Av. Paulista, como imagino que não tem dinheiro para isso, você inteligentemente se junta com outras centenas de investidores e efetua a compra deste imóvel. Este imóvel é dividido em cotas e estas cotas são distribuídas proporcionalmente, de acordo com o valor investido pelos compradores.

De forma mais simples isso seria um fundo de investimento imobiliário ( FII ). Cabe a uma instituição financeira o gerenciamento dos recursos e administração do empreendimento.

VANTAGENS EM COMPARAÇÃO COM A COMPRA DIRETA DE UM IMÓVEL

Não é necessário muito capital, com apenas R$ 100 já é possível adquirir cotas;

Isenção de Imposto de Renda sobre a receita dos aluguéis, desde que o fundo possua mais de 50 cotistas e você não tenha mais de 10% das cotas; existe incidência de IR na venda das cotas sobre a valorização do fundo.

Alta liquidez –  Os fundos são negociados na bolsa de valores. É possível fazer compra e venda em pouco tempo. A maioria dos fundos negociados em bolsa podem ser vendidos em tempo real pelo homebroker de sua corretora.

Diversificação – Existem inúmeros fundos listados em bolsa, em diferentes áreas e regiões geográficas do país. De escritórios à hotéis, de hospitais à galpões de logística;

Se precisar de parte do dinheiro investido – Do contrário que acontece com uma casa, onde caso você precisa vender tudo se precisar de algum dinheiro ( Não é possível vender apenas um comodo, por exemplo), com os FIIs você pode vender somente a quantidade que precisa e recomprar depois se for interessante para você;

Administração especializada –  Imagine o trabalho que dá administrar um imóvel de grande porte. Você como investidor em FIIs só precisa se preocupar em escolher bons empreendimentos e com ótima gestão;

Você é dono mas sem as preocupações que só os donos possuem. – Procura de inquilinos, manutenção, reclamações, funcionários entre outros. Todas essas atividades são delegadas ao administrador do fundo;

Melhor forma de iniciar seus investimentos em renda variável – Os fundos tem menor variação que as ações, são mais fáceis de precificar e conhecer seu valor de mercado;

fundo imobiliário

Menor risco de vacância  – o que é melhor, ter um inquilino ou muitos? Geralmente os fundos são compostos por muitos inquilinos  e se algum deixar de pagar aluguel, apesar de seus rendimentos diminuírem não deixará de gerar renda já que existem outros inquilinos no imóvel.

Neste item acima, cabe a observação que existem fundos com um único inquilino e você deve ponderar com sabedoria essa informação quando for escolher seu investimento;

Maior Rentabilidade – geralmente (observe que isso não é regra) os FIIs costumam distribuir proporcionalmente maiores rendimentos que o valor de aluguel de um imóvel convencional e ainda são isentos de imposto de renda;

Os FIIs tem características de comportamento de mercado parecida com o mercado de ações, com variação menor, porém ainda variável.

COMO NEM TUDO QUE RELUZ É OURO – CONHEÇA AS DESVANTAGENS

Risco de Desvalorização – Assim como na compra de um imóvel comum você pode perder dinheiro se ele se desvalorizar, seja pela má aceitação do mercado ou por algum problema no bairro, de legislação entre outros;

Vacância – Ficar sem inquilino é o maior pesadelo para quem vive de renda de um imóvel, aos FIIs funciona da mesma forma;

Comprar na alta – Quando o ativo é comercializado na bolsa de valores existem tempos de euforia em que se paga muito caro por algumas cotas.

Se você não estudar e analisar o preço justo do ativo, pode sofrer com a correção dos preços das cotas, como também com a baixa rentabilidade em comparação ao valor que pagou no momento da compra;

Má gestão – Se o administrador do fundo for incompetente e fizer má gestão do empreendimento, o fundo corre o risco de perder valor de mercado e ainda não conseguir gerar receita adequada;

Desvalorização – Aqui a regra para os Fundos Imobiliários é igual à dos imóveis, ele pode tanto se valorizar quanto desvalorizar. Cabe aqui um ponto de atenção: Investidores que não estão acostumados com a variação diária dos preços de seus investimentos podem ficar assustados com o sobe e desce.

COMO INICIAR SEUS INVESTIMENTOS

Para iniciar seus investimentos em imóveis através dos Fundos de Investimento Imobiliário é necessário somente abrir uma conta em uma corretora de valores.

O custo de corretagem depende de corretora para corretora, algumas não cobram nada para ordens de compra e venda de FIIs. Os fundos são listados por códigos ex.(XXXX11), muito parecido com ações.

O aporte mínimo de investimento pode ser até inferior a R$100.

Recomendo fortemente que antes de iniciar seus investimentos, seja em FIIs ou qualquer outro tipo de ativo, estude, aprenda e só o faça quando tiver pleno conhecimento do que está fazendo. 

Não entre em modinhas, faça seus investimentos visando o longo prazo com o objetivo de gerar renda passiva, só assim irá atingir a independência financeira.

Disclaimer – Eu não sou um profissional de finanças e nem pretendo ser. Entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *