3 Maio, 2020 Sapien Livre 8Comment

Eu já faço investimentos no mercado financeiro há quase onze anos, durante esse período, como quase todo iniciante fiz muita cagada. Com o passar do tempo e muitos tropeços fui desenvolvendo minha própria filosofia de investimentos de acordo com meu perfil e objetivos.

Uma das maiores dificuldade de todo investidor é encontrar fontes de informações e dados para análise e tomada de decisão confiáveis. Por isso resolvi compartilhar os sites (gratuitos) que utilizo para consulta e comparativo de investimentos, em especial de renda variável.

Preciso deixar bem claro que não recebo nenhum centavo para colocar ou fazer qualquer indicação. Eu compartilho esses sites e indico porque faço uso e tenho confiança nas informações prestadas.

Fundamentus

Esse é sem dúvida um dos sites mais utilizados para extração de informações de empresas brasileiras, inclusive muitos investidores profissionais utilizam essa ferramenta. Com uma interface simples é possível ter acesso a informações, dados, indicadores e gráficos das empresas listadas na bolsa. O grande diferencial deste site é a possibilidade de fazer busca avançada. Com a busca avançada, poderá parametrizar os indicadores e critérios de acordo com sua estratégia de investimentos para obter uma lista enxuta. Além disso, podemos copiar essas informações para uma planilha de excel e tratar os dados da maneira que for conveniente. Sem dúvidas é um dos melhores sites existentes na web para analise de empresas.

https://www.fundamentus.com.br/

FundsExplore

Este é um site relativamente novo, assim também como o mercado de fundos de investimento imobiliário. Focado totalmente em fundos imobiliários tem diversas ferramentas que ajudam o investidor, não só analisar os fundos, como também conhecer os fundos e imóveis de uma forma mais detalhada.

Vídeos, gráficos além das tradicionais informações referente aos imóveis e administradores. Gosto muito do simulador de carteiras pois pode montar uma carteira hipotética sem a necessidade de comprar os ativos e acompanhar o desempenho em tempo real, além de uma área de estudos que poderá fazer e criar diversos estudos com diferentes parâmetros. Existe a possibilidade de fazer assinatura premium para ter acesso a relatórios e recomendação de carteira, no entanto os recursos gratuitos são mais que suficientes para ajudar na tomada de decisão.

https://www.fundsexplorer.com.br/

CEI

Pouco investidor, principalmente os iniciantes, sabem da existência deste site. O CEI ( Canal Eletrônico do Investidor) é uma ferramenta disponibilizada pela B3, para que nós investidores possamos acompanhar e ter garantia de que o que vemos na tela da corretora é igual ao que realmente existe em custódia. Toda movimentação e ativos do investidor pode ser consultado a qualquer momento pelo investidor. É uma ótima ferramenta para conferência e controle confiável de informações.

https://cei.b3.com.br/

B3

A B3 é a empresa dona da Bolsa de Valores de São Paulo. Lá estão reunidas todas informações de ativos, investimentos, contratos futuro e derivativos que são negociados no mercado.

A B3 exige de todas empresas listadas diversos documentos auditados, todos estes documentos, inclusive as DRE e Balanço Patrimonial estão disponíveis para acesso de qualquer pessoa. Essas informações também estão disponíveis com relação aos fundos de investimentos entre outros.

http://www.b3.com.br/pt_br/

TradeMap

Este é um aplicativo pago, porém com funções gratuitas muito boas. Inclusive pode ser acessado por computador (melhor versão na minha opinião). Ele permite linkar as informações do CEI e desta forma você têm acesso a evolução dos investimentos, comparativo com diversos benchmark ( referência) para seus ativos. também é possível acompanhar o mercado, gráficos interativos e acessar informações de empresas listadas com muita coisa mastigada e ótimo layout.

https://portal.trademap.com.br/

Site Institucional – Relação com Investidores das Empresas

Por que não beber água direto na fonte? Todas empresas possuem em seus sites, uma área de relação investidores em que pode ter acesso a relatórios, balanços e ainda dados para contato direto com a empresa. As melhores empresas procuram manter este canal sempre atualizado e com realizes periódicos de seus resultados de uma forma mais simples e mastigada para o investidor comum, pouco habituado com números e balanços.

É dever de todo investidor antes de comprar qualquer ação, acessar o site da empresa que irá investir. Um dever de casa essencial para não se arrepender da compra tão logo perceba que não reuniu as informações mínimas para efetuar o investimento.

Lembre-se que por trás de toda ação existe um negócio, querer participar neste negócio, se tornar sócio é o que deve motivar todo investidor em renda variável de longo prazo.

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Imagem por – Pixabay

8 thoughts on “Ferramentas gratuitas para pesquisa e análise de investimentos

  1. Uso muito o Fundamentei do Eduardo Calvalcanti, e acompanho as cotações quando vou aportar pelo Investing. Gosto do fundamentei por demonstrar os indicadores por meio de gráficos, o que facilita muito a análise de longo prazo.

    1. Ola S.A, tudo bem?

      Sim, conheço, eu já utilizei antes de usar o funsexplore. Ele também e bem confiável, so acho que o layout não é tão amigável.

      Obrigado pela dica.

      Bjos

  2. Sapien, eu sempre comparo o FII, Clube FII e FundsExplorer. Em mais de uma oportunidade encontrei documentos (relatórios, avisos) de um determinado fundo que já estava disponível em um site e no outro não estava.
    A interface do FundsExplorer de fato é a mais amigável e eu usava ele como padrão, mas há pouco adotei o FII porque ele mostra o histórico de pagamento de Dividendos com a data “com” e a data do pagamento (o FundsExplorer se limita a informar o valor do dividendo pago) . Assim, consigo programar para fazer aportes pontuais e algumas pequenas movimentações para turbinar os dividendos no mês quando faz sentido a variação patrimonial da cota.

    Também em FIIs, gosto do fórum do Tetzner, vira em mexe tem informações valiosas.

    Abraço

    1. Legal saber disso, eu conheço o Clube FII mas usei pouco. Essa informação é importante sobre as datas ‘com”.
      Obrigado pela dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *