21 Dezembro, 2020 Sapien Livre 2Comment

Este é o gráfico do IBOV da última semana, nada mal para um ano de pandemia e economia fraca. Neste sentido fica a pergunta: O que está segurando e levando nossa bolsa a um novo recorde?

Gráfico Ibov

Nós investidores é de costume utilizar alguma referência externa para avaliar o desempenho dos nossos investimentos. Acho que o principal deles é o Ibov, mesmo porque com o CDI a 2% e a inflação a 4%, ter como base índices de renda fixa só levará a desempenho bem tímidos.

Eu não sou nenhum especialista em finanças, muito menos um desses economistas que praticam futurologia. Engraçado que esses caras fazem uma projeção errada todo mês e ainda continuam empregados.

De qualquer forma também quero dar meu pitado sobre o assunto, se é que isso tem alguma importância… rsrs

Melhora da expectativa e de fim da pandemia

A pandemia trouxe consequências nunca antes vista em um mundo totalmente conectado. Lembro que foi muito assustador e um caos as imagens que vinham da Europa com o colapso dos hospitais e sistema funerário. Realmente parecia o fim do mundo. Àquela altura estávamos com ibov a 60 mil pontos e sem saber onde seria o fim do poço.

Hoje com a chegada das vacinas, sobretudo nos países ricos e que os governos se adiantaram, a pandemia parece que terá um ponto final e o mercado já precificou isso mesmo com a alta de casos no mundo.

Órfãos da renda fixa

Nunca antes na história desse país tivemos juros tão baixos. Isso levou os investidores preguiçosos da renda fixa a se mexerem. Temos recorde de novos CPFs na bolsa de valores e isso é muito bom. Espero que seja um movimento cada vez mais crescente pois além de ajudar a fomentar novas empresas com financiamento via mercado, ajuda criar uma cultura de investimentos em nossa sociedade.

Juros reais negativos

Não somos a Alemanha, o Japão e nem os  Estados Unidos, mas temos sim, juros reais negativos. Ou seja, se deixar dinheiro em renda fixa atrelado à SELIC, vai ver seu poder de compra encolher na hora do resgate do investimento. Considerando o descontrole e incompetência de nossos governantes com as contas públicas e histórico de inflação alta. Tenho certeza que “algo de errado não está certo”. Acho isso muito preocupante pois já é possível ver no dia a dia como os preços, sobretudo para a população de menor renda, disparar. Quem aí aposta na alta dos juros para o próximo ano?

Ibov em Dólar está muito barato

Nossa economia em dólar está muito barata. Só pegar seu salário e transformar em dólar para ver como estamos pobres. Para o investidor internacional, comprar bolsa brasileira é extremamente barato. Qualquer movimento de fluxo em dólar traz mudanças significativas nos preços.

Os mãos fracas

Já falei sobre os mãos fracas nesse post. Essa galera nova e sem experiência costuma vir exatamente em momentos como o que estamos passando agora e costumam inflar o índice de forma arterial pois estes serão os primeiros a deixar a bolsa quando o mercado começar a expulsar quem nunca deveria ter entrado.

O mão fraca é alguém obviamente sem conhecimento e experiência, porém ele não sabe disso.

E você, amigo FIRE, está animado com nosso índice e as expectativas futuras?  Estão deixando a gente sonhar?

Imagem por pexels – pixabay

2 thoughts on “Estão deixando a gente sonhar

  1. Fala Sapien! Eu confesso que ainda estou cético quanto à alta por muito tempo, mas os fatores que você mencionou fazem todo sentido.
    Seguirei mantendo uma reserva de oportunidade além da de emergência. Ela já está me sendo útil.

    Abraço

    1. Eu tb estou desconfiado dessa alta mano. E está certíssimo qnto a reserva de oportunidades. Uma hora ela vai ser usada.
      Um dos maiores erros que cometi foi não ter muito caixa para aportar nas quedas desse ano.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *