19 Outubro, 2018 Sapien Livre 0Comment

O grande motivo das pessoas de classe média e pobres não enriquecerem é o fato de não saberem a diferença entre ativos e passivos.

FATOR SIMPLES PARA O ENRIQUECIMENTO  – O CAMINHO DO DINHEIRO

Quem não possui esse conhecimento passa a vida adquirindo coisas que geram despesas pensando que estão fazendo investimentos. Não entendem porque dia após dia precisam cada vez mais trabalhar para pagar contas.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender alguns conceitos um pouco técnicos.

Esta é a representação simplificada de um demonstrativo financeiro. Ele funciona como um raio X de suas receitas e despesas. Através dele é possível fazer um diagnóstico superficial de sua saúde financeira.

Esta é uma demonstração contábil, recebe o nome de balanço patrimonial porque funciona exatamente como uma balança entre tudo que possui ( Bens e direitos) e suas obrigações ( dividas ). É através dele que encontramos o patrimônio líquido.

O Patrimônio Liquido é a representação efetiva da riqueza de uma pessoa ou empresa.

É sempre muito custoso conseguir explicar a qualquer pessoa que CASA PARA MORAR NÃO É INVESTIMENTO. É um patrimônio, porém tira dinheiro do seu bolso, desta forma não pode, em hipótese alguma, ser chamada de investimento.

Um adulto inteligente frequentemente se sente diminuído ao prestar atenção em definições simplistas. Robert Kiyosaki

CAMINHO DO DINHEIRO DE PESSOAS POBRES E CLASSE MÉDIA

As pessoas não enriquecem porque confundem patrimônio liquido com demonstrativo financeiro. O escritor Robert Kiyosaki afirma que mais importante que ler números é saber compreender o que eles contam.

Observe o caminho do dinheiro, ele conta a história do passado de sua vida financeira e também mostrará como será seu patrimônio futuro.

A renda entra para aquisição de passivos, que por sua vez trará mais despesas. Funciona como um círculo vicioso, quanto mais bens adquire, apesar do crescimento do seu patrimônio líquido, mais precisa ganhar dinheiro para manter os bens.

Assim, os pobres e a classe média, vivem adquirindo bens que só trazem mais obrigações de despesas (Passivos) ao seu orçamento. O maior exemplo disso é a aquisição da casa própria.

É por isso que para algumas pessoas ganhar mais dinheiro só vai trazer mais problemas. Elas estão com o modelo do fluxo do dinheiro errado na cabeça.

CAMINHO DO DINHEIRO PESSOAS RICAS

Cada mês, os ricos utilizam sua renda para aquisição de ativos, que por sua vez gerarão mais renda, fazendo com que se dependa cada vez menos de dinheiro. Desta forma, terão ainda mais dinheiro para aquisição de ativos no próximo mês.

É o famoso ditado…dinheiro chama dinheiro desenhado. Simples assim!

Enquanto não souber diferenciar ativos ( Coisas que colocam dinheiro no seu bolso) de passivos ( Coisas que tiram dinheiro do seu bolso, nunca conseguirá sua independência financeira.  

Este artigo foi inspirado no livro Best Seller Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki. 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *