25 Março, 2018 Sapien Livre 0Comment

Imagine ter a possibilidade de prever por quanto tempo alguma coisa continuará existindo.

O EFEITO LINDY – APRENDA A PREVER O FUTURO

A Teoria do Efeito Lindy, aparece inicialmente no ano de 1964, desenvolvida por Albert Goldman. Afirma basicamente que a expectativa de vida da carreira de um comediante corresponde a metade do tempo que já esteve exposto no passado, ou seja, um comediante com 10 anos de carreira terá mais 5 anos de expectativa futura para a carreira.

O efeito Lindy foi aprimorado com embasamento matemático por Bernoit Mandlbrot, e recentemente Nassin Taleb complementou o pensamento com o conceito de coisas perecíveis (Comediantes, pessoas, animais etc) e não perecíveis ( Projetos, empreendimentos humanos, tecnologias..etc). É neste aspecto que entra a relação deste artigo.

O efeito Lindy aplicado para coisas não perecíveis afirma que para cada dia a mais de vida, será acrescido outro dia em sua expectativa de vida. Então se uma tecnologia está presente entre nós por 10 anos, a expectativa é que ela permaneça por mais 10 anos. Caso ele chegue ao 11º ano, deveremos acrescer mais outro de expectativa futura.

Exemplo, um livro que vem sendo publicado a 500 anos, pelo efeito lindy é provável que venha a ser publicado por mais 500, e para cada ano a mais de publicação terá sua expectativa de vida aumentada.

Neste momento deve estar se perguntando que diabos isso tem a ver com investimentos e Independência financeira? Muita calma nessa hora meus amigos!!

Simples, com base neste estudo pode-se supostamente prever por quanto tempo algum ativo ( investimento) tem a possibilidade de sobreviver.

Exemplo: hoje em dia se fala muito em criptomoedas, o mais famoso BITCOIN tem origem por meados de 2008, fazendo uso da teoria do efeito Lindy, podemos concluir que terá, mais pelo menos, mais 10 anos de vida e para cada anos a mais de sobrevivência poderemos acrescer outro de expectativa.

A VIA NEGATIVA

É impossível prever o que vai existir no futuro, ou dizer o que vai acontecer, mas, se fizermos boa observação, podemos prever com boa chance de acertar o que não existirá.

Por exemplo, é muito fácil de saber que coisas como talheres, cadeiras e mesas vão continuar existindo daqui a 100 anos. Ao contrário de um equipamento eletrônico como micro-ondas, pode ser que ele seja substituído por outra tecnologia nos próximos anos. Desta forma se for fazer um investimento de longo prazo escolha a fábrica de talheres.

O efeito Lindy ajuda a reforçar a crença de que coisas antigas e simples são mais resistentes aos agentes estressores da desordem como o tempo, caos, volatilidade, etc.

Imagine a seguinte situação: Se tivesse a possibilidade de ser congelado hoje e ser descongelado daqui a mil anos ainda nas mesmas condições de saúde de hoje. O que você levaria com você?

  • Uma barra de ouro
  • Alguns milhares de dolares
  • Algumas dezenas de Bitcoins

Eu, sem sombra de dúvida, levaria o ouro, são mais de 5 mil anos de história registrada que este precioso metal exerce um fascínio inexplicável sobre a humanidade. Provavelmente, tendo o efeito Lindy como base ele continuará sendo valioso por mais 5 mil anos.

Concluindo, se quiser prever o futuro, comece observando o que deixará de existir com mais facilidade, aquilo que é frágil e tem pouco tempo de vida observada terá menor expectativa de vida futura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *