31 Janeiro, 2020 Sapien Livre 0Comment

Os órfãos da renda fixa, ano passado, invadiram o mercado de renda variável em busca de algum rendimento para seu dinheiro, afinal de contas, com juros reais próximos a zero não dá para esperar muito coisa. Esse é um movimento muito positivo pois, como já falei em posts anteriores, investir é renda variável, a renda fixa deveria servir apenas para preservação de capital.

No entanto, a grande maioria das pessoas não gostariam estar no mercado de renda viável, estão lá obrigadas. Neste sentido qualquer sinalização de alta de juros, crise ou correção na bolsa, a gente começa a observar pessoas desesperadas sem saber o que fazer.

Quando a pessoa entra no mercado de Fundos Imobiliários (É o investimento mais procurado pelos órfãos da renda fixa.) ela na verdade não quer comprar o fundo, ela apenas quer o rendimento que o fundo oferece, é exatamente o contrário do que deveria ser feito. Quando alguém vai comprar uma casa, ela primeiro avalia o imóvel e depois procura saber o rendimento\valorização que terá no futuro. Então a pessoa está comprando o rendimento e levando o fundo de brinde, compreende? Como diz o professor Barone, “é o rabo que balança o cachorro ou o cachorro que balança o rabo?”

Número de investidores fii

Este fenômeno tem elevado o preço de alguns FIIs com valor de mercado completamente fora da realidade, chegando a custar o dobro do valor patrimonial (Você compraria uma casa sabendo que ela vale apenas metade do preço?). A pergunta que fica é: quem está sustentando esses valores fora da realidade? São investidores que vieram para ficar ou apenas pessoas com pouco conhecimento sobre investimento que assistiram alguns vídeos de youtubers famosinhos (mostrando suas carteiras na internet) e agora se acham investidores de sucesso neste mercado de alta?

A queda dos juros a índices nunca vistos antes voltarão a subir, espero que não muito, mas esse movimento acontecerá, pois não há nada que sustente sujos reais próximos de zero em uma economia ainda em frangalhos e que oferece riscos de mercado bem acima de países desenvolvidos.

Como estes novos entrantes lidarão com a mais que normal volatilidade do mercado, e ainda considerar o longo prazo para seus investimentos?

Imagem por Stevepb – Pixabay

Disclaimer – Eu não sou um analista/assessor de investimentos e nem pretendo ser, entenda que você é responsável por seus investimentos e decisões. Sou apenas um apaixonado por finanças  pessoais e minhas opiniões e escolhas são particulares a minha filosofia e valores. Em outras palavras, se fizer cagada com seu dinheiro não me culpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *